Coleta Seletiva terá divulgação porta a porta Folhetos explicativos e imãs de geladeira foram doados
- Guilherme Carvalho
- 19 de out. de 2015
- 3 min de leitura

Na manhã desta segunda-feira (19), Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Inorgânicos Nova Vida (Coopervida) recebeu o secretário de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Xavier, bem como representantes do projeto Dê a Mão Para o Futuro e da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), que doaram 49 mil folhetos e 25 mil imãs de geladeira para divulgação do programa de Coleta Seletiva no Município. O projeto viabilizou ainda uma van para distribuição deste material, que será feita no esquema porta a porta, esclarecendo munícipes sobre as vantagens de separarem o lixo. “Vamos focar a divulgação naqueles bairros em que os índices de reciclagem são menores”, destaca Eduardo Xavier. “É um processo de conscientização, que muitas vezes é lento, mas vale a pena a partir do momento em que se torna um hábito. Creio que o mais importante é que as pessoas entendam que essa é a melhor forma de contribuir para a saúde ambiental do Município, além de gerar renda para as atuais 32 famílias que compõem hoje a Coopervida”.
Desde 2014, a cooperativa é contemplada com o projeto Dê a Mão Para o Futuro, que oferece treinamento e capacitação desde a área administrativa até a operacional, visando profissionalizar e aumentar os ganhos dos catadores. A ação é mais uma que visa fomentar o crescimento da Coopervida, cooperativa responsável pela separação e reaproveitamento dos recicláveis coletados em Praia Grande. O Dê a Mão para o Futuro visa colaborar com a melhoria da destinação correta de resíduos sólidos urbanos, reduzindo o volume de materiais recicláveis que seriam destinados aos aterros sanitários, e veio ao Município através da boa pontuação da Cidade no programa Município Verde Azul, do governo do Estado, que avalia a eficiência da gestão ambiental das cidades paulistas. Firmada em agosto de 2014 entre a Prefeitura de Praia Grande e a Abihpec, a parceria prevê investimentos das duas partes: ao Município coube a ampliação da coleta seletiva, já cumprida com a aquisição de seis caminhões para esse fim, e que hoje realizam a coleta em todo o Município, além de garantir infraestrutura adequada para o recebimento de todo o maquinário a ser providenciado pelo projeto. Atualmente, a prefeitura de Praia Grande está trabalhando na adequação da Coopervida, que receberá reformas pontuais para abrigar essas máquinas.
A parceria prevê, ainda, que o Dê a Mão Para o Futuro auxilie na divulgação do programa de coleta seletiva da Cidade, etapa que está sendo cumprida com a doação do material publicitário e viabilização do veículo para divulgação. Para a coordenadora do Dê a Mão Para o Futuro em Praia Grande, Erica Pellucci, a Coopervida já avançou quando comparada ao início da capacitação, em 2014. “Até o momento, estamos realizando uma série de capacitações no âmbito administrativo. Hoje os cooperados já possuem um bom, regimento interno e todo o conhecimento para promover uma gestão profissional da cooperativa. Nosso próximo passo é auxiliá-los com a operação do maquinário, que aumentará consideravelmente a capacidade de reciclagem da Coopervida”. O presidente da cooperativa, Reginaldo dos Santos, destaca o crescimento da Coopervida durante este ano de capacitações: “O ganho médio semanal de cada cooperado já aumentou em 80%. Nossa expectativa é chegar aos 100% de aumento, além da possibilidade de cadastrar novos cooperados, gerando renda para cada vez mais família. Estamos todos muito animados com o que temos aprendido”, comemora. O projeto de coleta seletiva de Praia Grande integra o Avança PG, programa que contempla uma série de ações a serem realizadas no triênio 2014-2016, subdivididas em dez eixos de atuação. A coleta seletiva compõe o eixo Cidade Vida, que visa garantir uma cidade sustentável às futuras gerações, tendo a população como aliada na preservação ambiental.
Comentários