I MOSTRA DE SUSTENTABILIDADE APRESENTA PRODUÇÃO ARTESANAL DA REGIÃO ATÉ AMANHÃ
- Guilherme Carvalho
- 19 de out. de 2015
- 2 min de leitura

Pufes feitos de pneus; vasos, abajures e bijuterias de garrafas pet, bordado da Ilha da Madeira; sabonetes, desodorantes e aromatizadores 100% naturais. Estes são alguns dos produtos da I Mostra de Sustentabilidade, que começou na sexta-feira (16) e prossegue até domingo (18) no Orquidário, realizada pela Prefeitura, com apoio da Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), e as ONGs Associação dos Amigos da Vila (ASA) e Movimento Ambientalista Internacional (MOAI).
Os objetos são apresentados por 14 expositores, a maioria da Região, e ONGs. Os idealizadores da mostra, Eduardo Pichitelli, e Valéria Botolli, da ASA e Moai, consideraram a interação entre expositores e visitantes muito boa. “Pretendemos fazer outra no próximo ano”, afirmou Eduardo.
A mostra também oferece oficinas, palestras e apresentações culturais. No domingo (18), haverá a oficina para crianças e jovens ‘Transformando Resíduos em Arte’, com turmas às 10h e às 11h. A inscrição é pelo telefone 3225-1353.
TRÊS MARIAS – No sábado (17), as frequentadoras do Centro de Convivência (Cecon) da Zona Noroeste/Caneleira, Maria Gil Mineo, 70, Maria José Aguiar, 59, e Maria do Carmo Santos, 61, foram apreciar a mostra e assistir à palestra ‘A regularização da profissão do artesão’, proferida pela superintende da Sutaco, Elisabete do Carmo Bacelar. “Fazemos artesanato e o tema nos interessa muito”, disse Maria Gil.
Elisabete explicou que a Sutaco é ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, a cargo do vice-governador Márcio França, que é da região e prima pelo incentivo à economia criativa. “A função do órgão é apoiar, fomentar e dar visibilidade aos artesãos paulistas, ajudando-os na comercialização de seus produtos, dando oportunidade de geração de renda e inclusão econômica”.
Ela informou sobre o projeto de lei 7755/2010, que já passou pelo Senado e pela Câmara Federal, faltando agora a sanção da presidente Dilma Rousseff.
Representando o Fundo Social de Solidariedade de Santos, Selley Storino, destacou que foi firmado convênio entre a Sutaco e o município. "O objetivo é criar um cadastro que dê diretrizes para desenvolver o artesanato local, em especial neste momento de crise”.
Para isso, em 9 de novembro, representantes do Fundo e de secretarias como Turismo, Cultura e Finanças vão participar de qualificação promovida pela Sutaco, na Capital, para se tornarem agentes de cooperação, ou seja, responsáveis habilitados pela elaboração do cadastro. “Esta palestra é o primeiro fruto do convênio. A capacitação de nossos artesãos”.
Lucy Carvalho, de Praia Grande, expôs bijuterias pet. Ela atua há cinco anos em feiras e eventos. “Achei bem interessante a ideia da mostra e da palestra sobre a profissionalização”.
留言