Noite de autógrafos encerra 1º Concurso Literário de Praia Grande Noite de gala reuniu os 69 estudan
- Guilherme Carvalho
- 21 de out. de 2015
- 4 min de leitura

Concretizar na publicação de um livro o amor pelas palavras e pela literatura.
Esse sentimento, proporcionado pelo 1º Concurso Literário de Praia Grande, invadiu o coração dos 69 alunos e professores ao verem textos e desenhos feitos por eles divulgados na antologia lançada nesta segunda-feira (19). Para marcar a data, os autores participaram de uma noite de autógrafos realizada no Palácio das Artes (PDA). O momento de gala para os autores contou com a presença do prefeito, Alberto Mourão, e da secretária de Educação, Cláudia Meirelles.
Aluna da Escola Municipal Sebastião Tavares de Oliveira (Bairro Quietude) Letícia Sena Santos, 15 anos, deixava transparecer pelos olhos a alegria ao fazer cada autógrafo. A jovem estava entre homenageados da noite, após ter seu texto classificado como o terceiro melhor na categoria artigo de opinião. “Sou a prova de que o conhecimento pode mudar uma pessoa. Quando me inscrevi, não acredita que estaria entre os melhores. Hoje, sei que tenho capacidade”.
O sentimento de dever cumprido e orgulho resultado alcançado era comum entre os jovens autores. Caso do aluno Wallace dos Santos Lucio, 11 anos, da Escola Municipal Ary Cabral (Bairro Quietude), que garantiu o segundo lugar na categoria crônica. “Disputar com mais de setecentas pessoas, estar entre os vencedores e vivenciar este momento é muito bom”, afirmou o estudante.
Docente da rede municipal de ensino na EM Elza Oliveira de Carvalho (Bairro Glória) Taiwan Cardoso Muller, 29 anos, mostrou que os professores devem ser exemplos para os alunos dentro e sala de aula. Ela também participou da noite de autógrafos ao ter a sua charge classificada em primeiro lugar. “Foi um desafio uma vez que saímos da teoria e passamos para a prática. Agora, sirvo como um incentivo para os estudantes também participarem ano que vem”.
O prefeito Alberto Mourão e a secretária de Educação, Cláudia Meirelles, fizeram questão de pegar o autógrafo de cada um dos artistas da noite. Segundo o chefe do Executivo, os autores da Antologia do 1º Concurso Literário de Praia Grande estão semeando o caminho para outros que também poderão seguir o mesmo caminho. “A leitura é o ato de saborear um livro. O Concurso Literário tem o objetivo de incentivar tal prática”, ressaltou.
Para a secretária, a noite de gala, com os autores autografando seus textos, consagrou com chave de ouro a realização de um sonho. “Tudo isso, começou a partir de uma conversa com o prefeito. Após colocar em prática e ver a proporção que o evento tomou, mostra que investir na educação e estimular a cultura, neste caso por meio da leitura e da escrita, sempre será o caminho certo”.
Solenidade – Além dos artistas selecionados por meio do 1º Concurso Literário de Praia Grande, o evento contou com homenagens a grandes nomes da literatura local que abrilhantaram a Antologia com textos publicados por eles.
Data: 20/10/15 | Daniel Elias – MTb: 59.233 | Foto: Felipe França Participantes da comissão organizadora e julgadora, eles compartilharam a percepção que tiveram sobre a forma que o tema “Eu Cidadão... E Agora?” foi abordado, bem como parabenizaram os vencedores desta edição.
O presidente da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande, Celso Correa de Freitas, e o chefe do Departamento de Gestão Cultural, da Secretaria de Cultura e Turismo, são alguns dos homenageados. Além deles, completaram a lista o funcionário público e secretário da Casa do Poeta de Praia Grande, Fernandes de Oliveira, o professor, escritor e ator, Anguair Gomes dos Santos, a pedagoga e contadora de histórias, Tatiana Felix, e o cartunista Caca Marzolek.
Estreia – O 1º Concurso Literário de Praia Grande contou com a participação de mais de 750 produções literárias foram inscritas nos gêneros: artigo de opinião, crônicas, charges, poemas e memória literária. Cada gênero foi dividido em seis categorias: 5º e 6º anos; 7º, 8º e 9º anos; EJA I; EJA II; Ensino Médio e Professores.
Na edição de estreia, a Secretaria de Educação (Seduc) homenageou o dramaturgo, romancista e poeta paraibano Ariano Suassuna.
Para preparar os concorrentes, a Seduc proporcionou aos interessados oficinas sobre cada estilo literário. Ministradas por especialistas em cada gênero, as oficinas foram realizadas em espaços e horários diversos, ensinando como trabalhar os elementos de cada gênero que fez parte do concurso. Ao final, os participantes inscreveram suas obras. O anúncio do resultado final também ocorreu em evento no Palácio das Artes, em 15 de junho, quando foi divulgado o nome dos 58 alunos e 11 professores premiados.
Os parceiros do poder privado deram apoio em toda a realização do 1º Concurso Literário. Entre eles estão as editoras: Ática, Moderna, Globo, Leya, Évora, Folia de Letras, Scipione, Parceiros do Livro, Salamandra, Panini e Liberty. A Seduc contou ainda com a parceria das secretarias municipais de Comunicação Social (Secom), Cultura e Turismo (Sectur), Subsecretaria de Assuntos da Juventude, Diretoria de Ensino de São Vicente, Casa do Poeta e Centro Educacional Vila Verde.
Avança PG - O concurso segue preceitos do plano de metas Avança PG, que define ações para diversas áreas para o triênio 2014-2016, dentro do eixo Cidade Feliz que prevê o fomento à produção cultural do Município e a democratização do acesso à cultura em todas as suas áreas.
Comentarios