top of page

Praia Grande inaugura central para reforçar segurança. Secretário estadual compareceu à entrega do e

  • Foto do escritor: Guilherme Carvalho
    Guilherme Carvalho
  • 22 de out. de 2015
  • 3 min de leitura



Com o objetivo de ampliar o atendimento à população, a Prefeitura de Praia Grande inaugurou, nesta quarta-feira (21) o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe-PG). Trata-se de uma central que reúne setores responsáveis pela segurança do Município, como as polícias Civil e Militar, além de agentes de trânsito e, eventualmente, do Ministério Público. O secretário estadual de Segurança, Alexandre de Moraes, participou da inauguração e anunciou novos serviços para a Região.


O equipamento concentra as centrais de monitoramento, que foi ampliada, de atendimento telefônico e a sala de intervenções de crise, onde as autoridades poderão se reunir para tomar decisões imediatas em casos extremos.

A nova tecnologia implantada no Cicoe permitirá identificação de indivíduos, placas de veículos, além do acionamento em tempo real de alarmes e acompanhamento por meio do vídeo, no caso de invasões a áreas não permitidas.

Durante a inauguração foi anunciado que a Prefeitura de Praia Grande colocará quatro carros elétricos à disposição da Polícia Militar, para a realização do policiamento ostensivo na Cidade.

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, José Américo Franco Peixoto, o sistema de videomonitoramento, que funciona através da Infovia, inaugurado há 13 anos, foi modernizado. “Hoje temos 1530 câmeras de monitoramento instaladas na Cidade, e modernizamos todo o sistema da Central, para agilizar o atendimento das ocorrências. Independente dos órgãos envolvidos, todas as decisões poderão ser tomadas aqui”.

Entre outros temas abordados, o prefeito, Alberto Mourão, ressaltou a importância de uma política de combate ao tráfico e uso de drogas, como forma de diminuir a violência. “Há 3 anos, quando retornei ao cargo de prefeito, procurei os demais prefeitos da Baixada para propor a construção, em parceria com o Estado, de uma clínica para tratamento de dependentes químicos. Para sustentar o vício, o dependente furta, rouba e, no desespero, pode até matar um pai de família”.


Para o prefeito, a dissolução dos valores familiares, que muitas vezes não priorizam a educação de seus filhos, é um problema a ser enfrentado no combate à criminalidade. “As soluções para o problema da violência são sistêmicas, englobam ações que vão desde a participação da família na vida do jovem até uma política mais rígida contra adolescentes infratores. Somos vítimas de um sistema falho mas acredito que a união de poderes, com Município, Estado e União, possa ser determinante para acabar com a insegurança que acomete a população”.


Mourão afirmou que a Administração Municipal não mede esforços para garantir a segurança na Cidade. “Além dessa inauguração, que moderniza o sistema de segurança de Praia Grande, estamos trabalhando com a mobilidade urbana, pavimentando vias para que ambulâncias e viaturas cheguem mais rápido ao seu destino, e trocando a iluminação de pontos escuros. Outras ações, como investimentos em educação, na construção de escolas, também estão sendo realizadas, visando propósitos que vão além de simplesmente pedirmos o aumento do efetivo policial, que é necessário sim, já que a Cidade cresce rapidamente, mas não é a única solução para a questão da segurança”.


O secretário estadual de segurança pública, Alexandre de Moraes, explicou que será criado um sistema integrado de monitoramento, que vai interligar os Municípios da Baixada aos de outras regiões por meio do Sistema Detecta, elaborado pela Microsoft em parceria com a prefeitura de Nova York. “Vamos começar esta implantação aqui por Praia Grande, que tem o maior sistema de monitoramento da Região, antes da próxima Operação Verão. No mundo moderno, segurança se faz com tecnologia e integração entre Estados e Municípios”.


Trânsito e Transporte – O Cicoe – PG também será uma importante ferramenta nos setores de tráfego e transporte público do Município, auxiliando o monitoramento do fluxo de veículos nas vias da Cidade e acionando os agentes externos em caso de necessidade.


O Cicoe é parte integrante do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), destinado à realização de reuniões da cúpula de segurança pública do município, e faz parte do plano de metas Avança PG, eixo Cidade Segura.

 
 
 

Comments


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Notícias Antigas
Tags
Jornal Argumento
bottom of page