Cinco novos trens do VLT são entregues pelo governador
- Guilherme Carvalho
- 23 de out. de 2015
- 2 min de leitura

O primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) — entre os terminais Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Bernardino de Campos, em Santos — começará a operar comercialmente em janeiro. Cinco dos sete trens que farão o trajeto foram entregues na manhã desta sexta-feira (23), durante assinatura para obras remanescentes do projeto. A solenidade ocorreu no futuro Centro de Controle Operacional (CCO), no Estuário, com a presença do governador Geraldo Alckmin e autoridades. Outras duas composições serão disponibilizadas em dezembro.
Na primeira fase, os trens vão operar em horário reduzido, das 9h às 16h. A expansão ocorrerá gradualmente, segundo o presidente da EMTU, Joaquim Lopes, para maior controle do sistema. O próximo trecho a ser inaugurado é o que fica entre a Pinheiro Machado e a Bernardino de Campos, previsto entre as obras remanescentes. A previsão é que até o início do segundo semestre de 2016, o VLT opere plenamente entre as estações Barreiros, em São Vicente, e a Porto, localizada entre as avenidas Rodrigues Alves e Senador Dantas.
Etapas
Obras remanescentes também contemplam a ligação da Av. Francisco Glicério com a Av. Campos Melo. Em São Vicente, será realizada o trecho da Estação Mascarenhas de Moraes até o Terminal Barreiros. Os dois somam cinco quilômetros, com investimento de R$ 88 milhões. Os trabalhos, iniciados de imediato, serão executados pela Construtora Queiróz Galvão, vencedora do processo licitatório. O prazo previsto é de 10 meses.
REFERÊNCIAS
As obras remanescentes, segundo Alckmin, vão garantir o funcionamento pleno do VLT, que será o primeiro do país, tornando o estado e Santos referências em mobilidade urbana. “Transporte moderno, rápido, coletivo e 100% limpo, o VLT pode ser apontado como solução importante para mobilidade urbana, questão que é um dos maiores desafios na atualidade”.
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa reforçou a importância do veículo para a Cidade e toda a Baixada. “O projeto deve impulsionará o desenvolvimento do Município e facilitar o deslocamento de trabalhadores, melhorando a qualidade de vida das famílias”.
SAIBA MAIS
Com a entrega dos cinco novos trens, a frota na Baixada Santista totaliza 10 veículos. Até dezembro, serão 12 e a previsão é de que até o final do próximo ano, o total chegue a 22 VLTs.
Cada veículo tem capacidade para transportar 400 usuários e circulará em toda a linha com velocidade média de 25 km/h, sendo que a velocidade máxima é de 80 km/h.
Desde abril, dois circulam entre as estações de Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, atendendo nove estações. Até o último dia 20, foram transportados em torno de 80 mil passageiros, com 100 usuários por viagem.
Centro de Controle Operacional começa a funcionar em dezembro
O CCO, instalado no terreno do Estuário, começará a funcionar em dezembro. Em um edifício de três andares, a sala de controle terá consoles para a operação dos veículos, sistemas de fornecimento de energia, movimentação eletrônica de passageiros e de segurança das estações e vias.
O sistema de controle e comunicação do VLT em operação enviará coordenadas ao CCO como, por exemplo, a localização, interferência dos semáforos e tempo de paradas na estações.
Comments