top of page

Desarmamento nuclear e paz no mundo são propagados por autoridades de Hiroshima

  • Foto do escritor: Guilherme Carvalho
    Guilherme Carvalho
  • 25 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

Jornal Argumento - Desarmamento nuclear e paz no mundo são propagados por autoridades de Hiroshima, Santos, Entretenimento, Política


A mensagem de paz mundial e a meta de abolir as armas nucleares até 2020 após 70 anos da bomba atômica no Japão foram apresentadas em Santos por autoridades de Hiroshima, neste sábado (24), em evento na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Santos), no Centro. O município japonês é sede da Rede Internacional ‘Prefeitos pela Paz’, que escolheu, no início de 2015, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa como líder da Rede na América Latina. Integram o movimento 6.857 cidades de 161 países. Santos é um dos 21 municípios líderes.

Explanou sobre o assunto o prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, também presidente da Rede. Ele mencionou o contexto antes do bombardeio, a destruição e os danos causados pela radiação, a reconstrução da cidade e as ações da Rede em prol da paz no mundo. A programação fez parte das comemorações pelos 60 anos da Sociedade Civil Hiroshima Kenjinkai do Brasil.

“Tenho convicção de que Santos é uma cidade que trabalha pela paz. Independentemente de cor, raça, nacionalidade e ideologia, é preciso trabalhar para que esse erro não se repita. Nenhum ser humano deve passar pelo que passamos”, disse Matsui.

O chefe do Executivo santista destacou que o Município tem tradição na luta pela paz. “Estamos preparados para exercer esse papel de liderança na América Latina. As ações de promoção da paz são contínuas e temos eventos que estão no calendário oficial. Fazendo parte dessa rede reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), queremos intensificar as ações na Cidade, no País e no mundo”, afirmou, colocando o Município à disposição para sediar encontro entre os líderes da Rede, visando discutir políticas que fortaleçam e valorizem a cultura da paz. Em novembro, uma reunião ocorrerá na Bélgica.


Participação - O evento teve participação das alunas da escola municipal Cidade de Santos, Júlia Silva Guimarães e Ana Letícia Kolanian da Silva, ambas 11 anos, que declamaram pequenos poemas sobre a paz e a cidade. Também esteve o servidor santista Raphael Fisori, 25, que ano passado participou da Conferência Internacional da Juventude Pela Paz no Futuro, quando foi nomeado Embaixador de Hiroshima pela Paz no Futuro, o único na América Latina. E ainda integrantes do Clube Sadako Sasaki de Santos; o presidente da OAB, Rodrigo Julião; e o presidente da Associação Japonesa de Santos, Jorge Ajifu, entre outras autoridades municipais.

 
 
 

Comments


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Notícias Antigas
Tags
Jornal Argumento
bottom of page