Prefeitura de Praia Grande entrega Centro de Excelência de Judô. Novo equipamento atenderá cerca de
- Guilherme Carvalho
- 26 de out. de 2015
- 2 min de leitura

Com capacidade de atender até 600 esportistas, entre alunos do SuperEscola e atletas da Cidade, a Prefeitura de Praia Grande inaugura o Centro de Excelência de Judô. A solenidade ocorre nesta terça-feira (27), na esquina das ruas Arari e Carimbó, no Bairro Tupi. Além de incentivar a prática da modalidade, o novo equipamento homenageará o ex-coordenador de Complementação Educacional, Esporte e Cultura nas Escolas, João Carlos Ribeiro Manso Junior.
Na inauguração, haverá cerimônia com a presença do prefeito Alberto Mourão, apresentação de taiko (música oriunda da arte dos tambores japoneses) e de mais de 200 crianças judocas. Será feito um minuto de silêncio (que a cultura oriental do judô chama de mokuto) em homenagem ao saudoso mestre Manso Júnior que foi o pioneiro do esporte na Cidade.
Autoridades da Confederação Brasileira, Federação Paulista, Delegacia Regional, Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude e atletas olímpicos são aguardados na celebração.
O Centro de Excelência de Judô terá dois pavimentos. No térreo do novo espaço ficará dois vestiários (masculino e feminino), depósito para materiais, dojô, arquibancada, enfermaria, banheiros com acessibilidade (masculino e feminino). No local terá ainda, sala de administração, secretaria, copa, plataforma, área de circulação e refeitório. Na parte superior (1º andar) do prédio estarão a disposição dos frequentadores: duas salas de aula, espaço para reuniões e projeções, biblioteca, arquivo, almoxarifado e área de circulação.
Homenageado – O Centro de Excelência de Judô de Praia Grande leva o nome do ex-coordenador de Complementação Educacional, Esporte e Cultura da Secretaria de Educação (Seduc) nas Escolas, João Carlos Ribeiro Manso Junior. O professor faleceu em 2011, aos 47 anos, em decorrência de problemas cardíacos. Mentor e precursor da escolinha da modalidade em Cidade, o docente chegou ao posto de Delegado Regional de Judô do Litoral (da Federação Paulista).
Nascido em Santo Antônio da Platina, no Paraná, Manso chegou a Praia Grande em 1993. Casado com Tatiana Regina, e pai de Luiza Beatriz, 11 anos, aprendeu judô aos 8 anos, em Marília, e tornou-se faixa preta 2º Dan. Como atleta, foi campeão regional, paulista e brasileiro. Em 1995, aprovado em concurso público passou a integrar a administração de Praia Grande.
Em 2002, na Escola Municipal José Padin Mouta, comandou a primeira escolinha de judô da Cidade. Foi ele quem implantou as aulas de judô no contraturno escolar, idéia que cresceu com a implantação de novas modalidades e se transformou, sob sua coordenação, no programa SuperEscola.
Contribuiu para fazer de Praia Grande uma potência nesta modalidade.
コメント