top of page

1.500 alunos do 3º ano fazem avaliação institucional do Ciclo de Alfabetização

  • Foto do escritor: Guilherme Carvalho
    Guilherme Carvalho
  • 27 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

Jornal Argumento - 1.500 alunos do 3º ano fazem avaliação institucional do Ciclo de Alfabetização, Cubatão, Educação

Prova de Língua Portuguesa foi aplicada nesta segunda-feira. No dia 27, avaliação será de Matemática​


Cerca de 1.500 alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental participaram nesta segunda-feira, dia 26, da avaliação institucional municipal de Língua Portuguesa do Ciclo de Alfabetização. A prova, aplicada anualmente, é um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos estudantes ao final do terceiro ano do Ciclo. Nesta terça-feira, dia 27, será a vez da avaliação de Matemática.

De acordo com a professora Leonora Pilon Quintas, coordenadora de Ensino Fundamental I do Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada (CAPFC), da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), a prova é aplicada desde 2012 aos alunos que concluem o terceiro ano das escolas da rede municipal de ensino e tem como tema a responsabilidade social.

“Seguimos um padrão rigoroso de organização. A prova é aplicada por outro professor, que apenas orienta os alunos que a avaliação deve ser lida e preenchida individualmente, sem qualquer interferência dos colegas ou do aplicador”, explicou.

Segundo a professora, a avaliação de Língua Portuguesa testa a capacidade leitora e escritora do aluno. Por meio de interpretação de texto, são observados descritores como: localizar informações explícitas em um texto; interpretar o texto verbal e não verbal com auxílio de material gráfico; formular hipótese sobre o seu conteúdo, entre outros.

“Já a competência escritora, avaliada por meio de produção de texto, considera o atendimento ao tema solicitado, a estrutura e o estilo do gênero, o uso de recursos linguísticos de coesão e coerência e o domínio dos recursos convencionais básicos da escrita”, destaca Leonora.

Matemática – De acordo com a coordenadora, a avaliação institucional de Matemática começou a ser aplicada na rede municipal em 2014, ano em que os professores do Ciclo de Alfabetização participaram da formação do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) voltada para a Alfabetização Matemática.

Entre os fatores a serem avaliados estão a capacidade de identificar a escrita convencional de números com três dígitos; de reconhecer regularidades do sistema de numeração decimal; de resolver problemas que envolvam a ideia de transformação, comparação, proporcionalidade e divisão por distribuição; além de reconhecer a decomposição de um valor, interpretar dados organizados em gráficos de coluna, indicar o instrumento apropriado para medir grandezas e reconhecer a representação plana de um deslocamento no espaço.

Proposta – O diretor da UME Jayme João Olcese, Reginaldo Cerqueira Tito, elogiou a aplicação da prova institucional. “Acho importante porque, com o resultado, o professor consegue aferir o conhecimento dos alunos e ajustar sua proposta com melhores estratégias para o desenvolvimento do seu trabalho em sala de aula”, destacou.

 
 
 

Comentários


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Notícias Antigas
Tags
Jornal Argumento
bottom of page