top of page

Câmara Temática de Habitação promove o 1º Fórum Metropolitano de Regularização Fundiária em Guarujá

  • Foto do escritor: Guilherme Carvalho
    Guilherme Carvalho
  • 28 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

Jornal Argumento - Câmara Temática de Habitação promove o 1º Fórum Metropolitano de Regularização Fundiária em Guarujá, Guarujá, Política



Nos dias 5 e 6 de novembro, a cidade de Guarujá sediará o 1º Fórum Metropolitano de Regularização Fundiária da Baixada Santista. Promovido pela Câmara Temática de Habitação do Condesb - Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista e pela AGEM – Agência Metropolitana da Baixada Santista, o evento tem o propósito de discutir problemas e apresentar soluções quanto ao tema, contando com a participação de autoridades, funcionários públicos da área de regularização fundiária, juízes, promotores de justiça, advogados, tabeliães, registradores, acadêmicos e demais pessoas interessadas no tema.


A regularização fundiária, em termos gerais, é o processo que inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, com a finalidade de integrar assentamentos irregulares ao contexto legal das cidades. Os assentamentos apresentam normalmente dois tipos de irregularidade fundiária: dominial, quando o possuidor ocupa uma terra pública ou privada, sem qualquer título que lhe dê garantia jurídica sobre essa posse; e, urbanística e ambiental, quando o parcelamento não está de acordo com a legislação urbanística e ambiental e não foi devidamente licenciado. Para haver a integração, a cidade requer o enfrentamento de todas essas questões, por isso a regularização envolve um conjunto de medidas. Além disso, nos assentamentos de população de baixa renda, são necessárias também medidas sociais e adequação estrutural e de saneamento básico, de forma que seja possível a inserção plena das pessoas à cidade.


Segundo o coordenador da Câmara Temática e vice-presidente do Condesb, Luiz Carlos Rachid, o Fórum será uma oportunidade de descobrir caminhos para a solução da regularização na região. “Nossa região tem sérios problemas ambientais e também com o serviço de patrimônio da união. A regularização beneficia vários núcleos da população”.


Rachid também explicou que será criado um banco de dados com as áreas regulamentadas, e que esses locais serão disponibilizados à Caixa Econômica Federal e à CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) para serem utilizados em programas habitacionais. “A regulamentação viabilizará as imensas demandas habitacionais em nossa região, o trabalho deste Fórum contribuirá com o desenvolvimento da habitação e na qualidade de vida em todas as cidades que compõe a Região Metropolitana da Baixada Santista”, afirmou.


Segundo a secretária de Habitação do Guarujá, Adriana Rachid Godinho, foi num encontro com o secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, que o Fórum foi criado.


“Explicamos ao secretário a grande demanda do nosso município (Guarujá), como também algumas peculiaridades da nossa Região, como interferências com área de marinha e de proteção ambiental, o que dificultam, sobremaneira, os processos de regularização fundiária. Diante disso, o secretário Rodrigo expôs a intenção de que esse evento fosse sediado no Guarujá. Assim, houve uma sinergia entre a intenção do Estado de debater o assunto”, disse Adriana.


Para o diretor de Regularização Fundiária da Secretaria de Habitação de Guarujá, Cláudio Alexandre Sena Rei, o Fórum será um espaço propício para a discussão de experiências e uma forma de se adquirir conhecimento técnico sobre o assunto: “Nossa intenção é colocar as autoridades e órgãos públicos da Baixada Santista, em sintonia técnica para viabilizar a perfeita regularização de suas áreas e, assim, atender aos anseios de milhares de famílias”, declarou Claudio.


A abertura do evento será no dia 5 a partir das 9h e o encerramento no dia 6 de novembro, por volta das 17h. Para participar do evento, é necessário fazer a inscrição pelo site: www.fmrf-bs.com.br/

Confira a programação do 1º Fórum Metropolitano de Regularização Fundiária da Baixada Santista:


Quinta-feira (05/11):

· 9h – Credenciamento/Coffee break

· 10h – Formação da mesa com autoridades

· 11h – Palestra de Abertura – Dr. José Renato Nalini

· 11h30 – Secretário Estadual de Habitação – Rodrigo Garcia

· 12h – Almoço

· 14h – Câmara Temática – Condesb – Contextualização do cenário da Baixada Santista

· 15h – Palestra da Caixa Econômica Federal


Sexta-feira (06/11):

· 9h – Credenciamento

· 9h25 – Abertura

· 9h30 – Painel de instrumentos de regularização fundiária – Dr. Gustavo Marzarão

· 10h15 – Mesa de Debates: Flauzilino Araújo dos Santos (1º Oficial de Registro de Imóveis da


Capital); Cidade Legal; OAB; SPU; MP

· 12h30 – Almoço

· 14h – Painel de Licenciamentos – Dr. Fernando Fukassawa (Promotor de Justiça Aposentado)

· 14h30 – Mesa de Debates: Patrícia Iglesias; Cetesb; Cidade Legal; MP (Gaema); SPU.

· 16h – Encerramento – Renato Goes

· 16h40 – Café


*A programação está sujeita a alterações.


Conheça os palestrantes:

- Desembargador Dr. José Renato Nalini (Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

- Dr. Gustavo Marzagão (Juiz da Equipe de Correição Extrajudicial do TSJP)

- Flauzilino Araújo dos Santos (Oficial do 1º Registro de Imóveis da Capital)

- Dr. Fernando Fukassawa (Promotor de Justiça Aposentado)

- Dr. Renato Góes (Presidente do Comitê de Regularização – Cidade Legal)

 
 
 

Comments


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Notícias Antigas
Tags
Jornal Argumento
bottom of page