top of page

Centro de Excelência torna Praia Grande referência no Judô

  • Foto do escritor: Guilherme Carvalho
    Guilherme Carvalho
  • 29 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

Jornal Argumento - Centro de Excelência torna PG referência no Judô


Ex-atletas, vice-presidente do CBJ e Tawany Gianello elogiam infraestrutura



Inaugurado na última terça-feira (27), o Centro de Excelência de Judô João Carlos Ribeiro Manso Junior (Bairro Tupi) chamou a atenção de grandes ex-atletas da modalidade como Rogério Sampaio e Danielle Zangrando e do vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Francisco Carvalho Filho. O trio compareceu à solenidade de entrega do novo equipamento esportivo. Revelada na Cidade, Tawany Gianello também marcou presença e elogiou a qualidade e a infratrutura do local.




O Centro de Excelência de Judô terá dois pavimentos. No ficam dois vestiários (masculino e feminino), depósito para materiais, dojô, arquibancada, enfermaria, banheiros com acessibilidade (masculino e feminino). No local terá ainda sala de administração, secretaria, copa, plataforma, área de circulação e refeitório. Na parte superior (1º andar) do prédio estarão à disposição dos frequentadores: duas salas de aula, espaço para reuniões e projeções, biblioteca, arquivo, almoxarifado e área de circulação.




Segundo o medalhista de ouro nas Olimpíadas de Barcelona, em 1.992, e bronze no Mundial de Judô, disputado em 93, no Canadá, Rogério Sampaio, o Centro de Excelência de Judô conta com uma estrutura de primeiro mundo. “Por exemplo, o tatame é o mesmo utilizado em jogos olímpicos e campeonatos internacionais. Além disso, um espaço ventilado, iluminado e com pé direito alto que facilita a prática da modalidade. Ou seja, tudo isso qualifica o equipamento”.



Também de medalhista de bronze no Mundial de Judô, desta vez, disputado no Japão em 95, e ouro no Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro, a ex-atleta Danielle Zangrando afirmou que o novo equipamento para a prática do judô deve atrair a atenção da seleção brasileira da modalidade. “Praia Grande está de parabéns pela qualidade da estrutura. Se daqui não surgirem novas Tawanys, que já se tornou uma realidade, pelo menos sairão pessoas que terão princípios e valores que somarão a toda a sociedade”.




Além de formar futuros cidadãos de bem, o Centro de Excelência de Judô pode revelar bons atletas que representarão a Cidade e o País em competições internacionais, seguindo os passos da judoca Tawany Gianello. “Hoje, estou no Esporte Clube Pinheiros, mas nunca me esqueço de onde vim. Acompanhei o início do judô no Município com o sensei João e espero que, com o Centro de Excelência, mais atletas surjam daqui”.




O vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Francisco Carvalho Filho, ficou impressionado com o empenho da Cidade em disponibilizar um espaço exclusivo para a prática da arte marcial. “No estado de São Paulo, pouquíssimos municípios têm um local como esse. Ainda mais, atrelando o esporte com a educação, este último, principal objetivo do judô que buscar fugir do espetáculo”, destacou.




Homenagem - O Centro de Excelência de Judô de Praia Grande, que tem a capacidade de atender cerca de 600 alunos do SuperEscola e atletas da modalidade, leva o nome do ex-coordenador de Complementação Educacional, Esporte e Cultura da Secretaria de Educação (Seduc) nas Escolas, João Carlos Ribeiro Manso Junior. O professor faleceu em 2011, aos 47 anos, em decorrência de problemas cardíacos. Mentor e precursor da escolinha da modalidade em Cidade, o docente chegou ao posto de Delegado Regional de Judô do Litoral (da Federação Paulista).




Nascido em Santo Antônio da Platina, no Paraná, Manso chegou a Praia Grande em 1993. Casado com Tatiana Regina, e pai de Luiza Beatriz, 11 anos, aprendeu judô aos 8 anos, em Marília, e tornou-se faixa preta 2º Dan. Como atleta, foi campeão regional, paulista e brasileiro. Em 1995, aprovado em concurso público passou a integrar a administração de Praia Grande.




Em 2002, na Escola Municipal José Padin Mouta, comandou a primeira escolinha de judô da Cidade. Foi ele quem implantou as aulas de judô no contraturno escolar, idéia que cresceu com a implantação de novas modalidades e se transformou, sob sua coordenação, no programa SuperEscola. Contribuiu para fazer de Praia Grande uma potência nesta modalidade.

 
 
 

Comments


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Notícias Antigas
Tags
Jornal Argumento
bottom of page