Praia Grande adere ao Novembro Azul pelo terceiro ano consecutivo. Ação conscientiza homens sobre pr
- Guilherme Carvalho
- 29 de out. de 2015
- 2 min de leitura

Praia Grande adere a Campanha Novembro Azul pelo terceiro ano consecutivo. A iniciativa tem como meta principal conscientizar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. As unidades de saúde da Cidade realizarão uma série de atividades como palestras relacionadas ao tema para chamar a atenção do sexo masculino.
Em 17 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata. Por este motivo, o mês passou a contar com a campanha Novembro Azul. Praia Grande desenvolve programação semelhante a que ocorre no Outubro Rosa, quando o alvo é o público feminino e os cuidados contra o câncer de mama.
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município utiliza a informação como importante mecanismo de prevenção no Novembro Azul. Agentes comunitários de saúde e demais profissionais da Sesap, nos setores de Atenção Básica, Especialidades e Urgência e Emergência, buscam conscientizar e sensibilizar os homens sobre a importância da realização do exame preventivo.
“Praia Grande adere constantemente a essas ações. Outubro e novembro são meses importantes no trabalho de conscientização da população. Destaco ainda que a Cidade segue realizando essas atividades durante todos os outros meses. É fundamental que os homens se conscientizem e cuidem da saúde”, disse o titular da Sesap, Francisco Jaimez Gago.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, são mais de 50 mil casos novos todo ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros. A Cartilha do Ministério, encontrada nas unidades de Saúde, dá algumas dicas aos homens para melhorar a saúde em geral e desta forma ajudar na prevenção deste tipo de câncer. Destaque para uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico.
Exame – A recomendação é que homens entre os 40 e 45 anos procurem o médico urologista, especialista do sistema reprodutor masculino, para a realização do exame preventivo. A incidência de casos na família aumenta as chances de risco.
Já para os homens que não possuírem registro de antecedentes de câncer de próstata na família, podem optar em procurar o urologista e realizar o procedimento a partir dos 50 anos de idade.
Os principais sintomas da doença são: desconforto urinário, aumento da frequência urinária durante a noite, jato urinário mais fraco que o comum e sangramento urinário, quando em fase já avançada.
Histórico - O Novembro Azul foi criado na Austrália em 2003. O bigode é o símbolo da campanha. Em algumas cidades, instituições e prédios públicos são iluminados de azul, chamando atenção para o assunto.
Comments