top of page

Praia Grande realiza Campanha de Combate à Tuberculose. Ações em vários pontos da Cidade seguem até

  • Foto do escritor: Guilherme Carvalho
    Guilherme Carvalho
  • 3 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Praia Grande realiza Campanha de Combate à Tuberculose Ações em vários pontos da Cidade seguem até o dia 16



A Campanha de Combate à Tuberculose em Praia Grande ocorre até o dia 16.

As ações, em vários pontos da Cidade, tiveram início nesta terça-feira (3) e são desenvolvidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Tuberculose e Hanseníase (Crath) da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) municipal.

O principal objetivo dos trabalhos no Município durante este período é intensificar a busca ativa do sintomático respiratório através das abordagens sobre a doença, orientações dos sintomas, exames e coleta de material, bem como distribuição de material educativo. Os esforços dos profissionais de saúde da rede visam encontrar pacientes em situação de doença precoce e oferecer tratamento adequado, interrompendo a cadeia de transmissão da doença no Município.

A coordenadora do Crath e também responsável pelo Programa Municipal de Combate à Tuberculose, Jane Joice Gimenes, destacou que essa é a segunda fase da campanha neste ano. “A primeira foi em março. Praia Grande vem melhorando seus índices ao longo dos últimos anos. A Campanha complementa o trabalho desenvolvido diariamente”.

O Município descentralizou o atendimento desta doença. Todas as unidades de Saúde da Família (Usafas) e Multiclínicas prestam serviços de acolhimento aos novos casos. “Os profissionais estão plenamente envolvidas nesta Campanha. Os casos mais complexos são encaminhados para o Crath e atendidos pelo médico Antônio Romão”, ressaltou Jane.

Data marcante - No próximo dia 17 é celebrado o Dia Nacional do Combate à Tuberculose. A doença é infecciosa, bacteriana, causada pelo bacilo de Koch, transmitida de pessoa para pessoa pelo ar, atingindo principalmente os pulmões, embora possa acometer qualquer órgão do corpo. Atinge todos os grupos etários, com maior predominância para os indivíduos entre 18 e 50 anos.

Os principais sintomas da tuberculose são: dor torácica, tosse por mais de três semanas, febre vespertina e suores noturnos e perdas de peso. Caso uma pessoa apresente um ou mais desses sintomas, deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para realizar o exame de BK (escarro). Confira a programação da Campanha de Combate à Tuberculose: Dia 4 Abordagem individual aos usuários da farmácia de Alto Custo da Sesap, localizada no primeiro andar do Cemas Dia 5 Ações na Feira Livre do Bairro Quietude, das 9 às 14 horas Dia 13 Atividades no Terminal de ônibus Tude Bastos, das 15 às 19 horas De 9 a 13 Plantão no Pronto-socorro Quietude, das 15 às 18 horas Dias 6, 10, 11 e 12 Atuação na Sala de Espera do Cemas, das 9 às 12 horas

 
 
 

コメント


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Notícias Antigas
Tags
Jornal Argumento
bottom of page