Cubatão distribui 260 medicamentos gratuitamente
- Guilherme Carvalho
- 4 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

Mais de 16 mil pessoas recorrem aos dispensários mensalmente
Devido ao elevado preço dos medicamentos, a cada dia mais usuários do serviço público de Saúde recorrem a um dos 17 dispensários (conhecidos popularmente por farmácias) para a obtenção gratuita dos remédios receitados pelos médicos, em Cubatão. A chefe da Divisão de Assistência Farmacêutica, Carolina Gomes Ferreira, estima que cerca de 16 mil pessoas são atendidas mensalmente. Os usuários têm acesso a 260 medicamentos necessários ao tratamento de enfermidades consideradas prioritárias em Saúde Pública.
Cubatão conta com dispensários em 13 Unidades de Atenção Básica, sendo o mais recente o posto aberto na UBS Área 5. Também é possível obter os medicamentos nos serviços de Especialidades e de Atendimento às Doenças Sexualmente Transmissíveis. A cidade conta ainda com um dispensário voltado somente para medicamentos de alto custo.
Carolina Ferreira fez questão de frisar que o atendimento realizado por farmacêuticos e técnicos de farmácia ocorre mediante a apresentação de receita médica. Além do nome do remédio, a receita deve informar sempre a via de administração, a dosagem e posologia.
Ela informou ainda que o Pronto Socorro Central conta com uma farmácia com atendimento 24 horas, sete dias por semana. Em todas as unidades há a preocupação de o atendimento ser realizado por profissionais devidamente habilitados, de acordo com a legislação. Hoje há 21 farmacêuticos em atividade nas unidades municipais. Desse total, 13 foram contratados a partir de concurso público, assumindo seus postos em 2014.
“Há também 21 técnicos de farmácia que assumiram seus postos via concurso público no final de 2014 e início de 2015. Sob a supervisão dos farmacêuticos, eles atuam nos dispensários, oferecendo um diferencial no atendimento aos munícipes e auxiliando no controle dos estoques”, acrescentou Carolina Ferreira.
Regulamente, os profissionais do setor participam de cursos e treinamentos voltados à padronização dos procedimentos. “O mais recente ocorreu no início de maio, sobre a padronização dos procedimentos de farmácia”, informou Carolina. Esses encontros são promovidos pela Divisão de Assistência Farmacêutica, que já iniciou a entrega do Dicionário de Especialidades Farmacêuticas atualizado e a padronização municipal revisada.
Comments