PG realiza 1º Espaço Educação, Arte e Leitura
- Guilherme Carvalho

- 4 de nov. de 2015
- 3 min de leitura

Com exposições, oficinas, palestras e apresentações culturais, evento ocorrerá de 16 a 19 de novembro
Praia Grande realiza, de 16 a 19 de novembro, o 1º Espaço Educação, Arte e Leitura, um grande evento cultural, com estandes de editoras e livreiros, palestras, oficinas, tardes de autógrafos, lançamentos de livros, apresentações artísticas, exibição de documentário, contação de histórias, entre outras atividades. Gratuito e aberto ao público em geral, o evento será realizado simultaneamente no Palácio das Artes (PDA) e no Auditório Jornalista Roberto Marinho (anexo à Secretaria de Educação). O PDA fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão e o Auditório fica na Rua José Borges, 50, Bairro Mirim (ao lado da Prefeitura).
A ação segue preceitos de democratização do acesso à cultura e incentivo à formação do educando, conforme o plano de metas Avança PG, que prevê atividades em diversas áreas para o triênio 2014-2016, dentro do eixo Cidade Educação e Cidade Feliz.
A extensa programação poderá ser conferida a partir do dia 6 de novembro no endereço eletrônico www.cidadaopg.sp.gov.br/espacoeducacao . As inscrições para as diversas oficinas, palestras e ações do evento também devem ser feitas a partir desta data nesse mesmo endereço eletrônico.
Na segunda-feira (16), às 19 horas, está prevista a abertura oficial do evento com solenidade que contará com a presença de representantes da Administração Municipal e nomes importantes da literatura da Cidade e convidados no auditório Roberto Marinho. A abertura contará também com uma mesa redonda para discussão do tema “Uso produtivo da tecnologia em sala de aula”, com especialistas da editora IBEP, do Instituto Neymar Júnior e da Caltech Informática LTDA. Outra participação na abertura será do cineasta de Praia Grande, Alyson Montrezol, que falará sobre o documentário Dignité, dirigido por ele, e que aborda a Educação no Haiti.
Nos demais dias (17, 18 e 19), a programação ocorrerá das 9 às 22 horas, tanto no auditório Roberto Marinho como no Teatro de Bolso e na Sala de Capacitação do Palácio das Artes. Os estandes de editoras e livreiros, com venda de obras e espaços para leitura, serão abrigados no salão de eventos do PDA, que conta com 943 m². Apresentações teatrais, musicais e de dança também serão realizadas no local, que ainda vai expor projetos escolares de incentivo à leitura, estandes com games, entre outras atrações. O local também terá um canto de leitura da rede Porto do Saber, onde os participantes poderão fazer suas carteirinhas e até empréstimo de livros.
A intenção é atingir público não somente de Praia Grande, mas também de outras cidades da Baixada. As escolas também estão sendo incentivadas a levar grupos de alunos ao evento durante o horário de aula.
De acordo com a secretária de Educação, Cláudia Meirelles, a ideia desse evento nasceu a partir do Concurso Literário de Praia Grande, que teve sua premiação em julho e culminou com lançamento de livro com obras dos vencedores, em outubro. “O concurso não teve caráter apenas competitivo, mas envolveu oficinas de vários gêneros literários, fomentando a cultura, o incentivo à leitura e a busca pelo conhecimento. Queremos, com esse novo evento, continuar promovendo esse tipo de fomento cultural literário e artístico na Cidade e estimular, cada vez mais, a formação de leitores e apreciadores da arte e da cultura”, afirmou.
De acordo com o Departamento Pedagógico, o evento foi inspirado nas cinco atitudes do movimento Todos Pela Educação: valorizar os professores; promover habilidades importantes para a vida e para a escola; colocar a educação escolar no dia a dia; apoiar o projeto de vida e o protagonismo dos alunos; ampliar o repertório cultural e esportivo das crianças e dos jovens.
O 1º Espaço Educação, Arte e Leitura de Praia Grande conta com a parceria de várias secretarias municipais, além das demais redes de ensino, entidades, Instituto Neymar Júnior, Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, empresas privadas (Faber Castell, Pentop, Nestlé, Ideal Soluções, Tetrapak, Caltech Informática, TCD Brasil, dentre outras), e editoras (Moderna, WAK, IBEP, Yellow, Iracema, Liberty, Livrinhos do Luluko, Paulinas, Paulus e outras).




































Comentários