Santos Jovem Doutor: alunos da rede municipal participam de aula presencial
- Guilherme Carvalho
- 5 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

Cerca de 80 alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental de 11 escolas municipais participaram, na manhã de quinta-feira (29), no auditório da nova sede da Secretaria da Educação (Praça dos Andradas, 31), da primeira aula presencial do Projeto Santos Jovem Doutor. A iniciativa, parceria entre as secretarias de Saúde (SMS) e Educação (Seduc) com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), tem o intuito de desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde com estudantes.
A atividade, ministrada pelo idealizador da ação, Chao Lung Wen, chefe da disciplina de telemedicina da Faculdade de Medicina da USP e seus alunos, representou a terceira etapa do projeto. Com mais esta fase concluída, os estudantes receberam o pin dourado e uma mochila alusiva ao projeto. Nas outras etapas, realizaram as ações propostas nas escolas, organizando jogos e produzindo curta metragens, ganhando os pins de bronze e o de prata.
TEMAS
Os temas do projeto são HIV, Aids, drogas, DST/sífilis, hepatites, HPV, álcool, tabagismo, tuberculose, puberdade, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, acne, saúde bucal e vida saudável. São utilizadas imagens tridimensionais do corpo humano, recursos de computação gráfica e produção de estruturas por meio de impressoras 3D, além de plataforma digital para o aprendizado.
De acordo com Chao Lung Wen o interesse principal é encantar os estudantes com os conhecimentos sobre saúde. “Além disso, queremos inovar a educação com os materiais da impressora 3D e, assim, eles podem vivenciar melhor as aulas. Os professores mediadores também trabalham lado a lado com o aluno semanalmente, o que facilita todo o processo. Esperamos que os participantes aprendam a se cuidar e também sejam multiplicadores destas informações”.
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa parabenizou a iniciativa e os envolvidos. “Profissionais e alunos conquistaram mais uma etapa deste projeto realizado com dedicação e comprometimento. É muito importante falar sobre saúde nas escolas para a mudança de hábitos, porque a transformação se dá por meio da educação”.
Fizeram parte da atividade a coordenadora geral do projeto e chefe da coordenadoria de controle de doenças infectocontagiosas da SMS, Regina Lacerda, os representantes da equipe gestora e executora da ação, a secretária de educação, Venúzia Fernandes, secretária adjunta de educação, Audrey Kleys e o secretário de saúde, Marcos Calvo.
Aprovação
Akisa Oliveira Santos, 14, da unidade Florestan Fernandes, tem o sonho de ser médica e amou participar do projeto. “Uma experiência fantástica. Aprendemos muito”. Sua mãe, Diva Oliveira Santos, 38, contou que a família se mudou para Santos em janeiro porque a Cidade tem o curso de medicina. “Viemos de Piracicaba, pois aqui ela terá mais oportunidade. Quando ela soube do projeto, logo quis entrar. Foi um sinal de Deus e ela conquistará seu objetivo”.
Comments