Secretário Jilmar Tatto discute transportes de SP na FTTRESP
- Guilherme Carvalho
- 6 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

O Secretário Municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, atendeu gentilmente o convite da FTTRESP e da NCST/SP e participou, nesta manhã (04/11), das discussões sobre mobilidade urbana, os transportes na cidade de São Paulo e suas particularidades.
Dirigentes de diversas entidades filiadas à Federação foram levar suas reivindicações.
Jilmar Tatto não fugiu às questões polêmicas como a licitação dos ônibus urbanos, o transporte de cargas, a redução da velocidade para 50 km nas vias e marginais, a falta de fiscalização efetiva, a não participação dos setores da sociedade na discussão das políticas de transportes que estão sendo implantadas pela Administração Municipal, entre outras.
Primeiramente, o Secretário apresentou um vídeo que mostrou as deficiências que comprometem a mobilidade urbana da metrópole, a começar pela inversão de prioridades quando se incentiva o transporte privado e não o público. Apresentou gráficos com resultados positivos sobre a redução da velocidade: “Nas vias houve 8% de redução de acidentes e nas marginais, 10%. São dados relevantes considerando que a medida foi implantada a pouco tempo”.
Quando indagado se a licitação dos ônibus trará demissão de trabalhadores e a extinção da função dos cobradores, Jilmar Tatto foi enfático e garantiu a manutenção dos postos de trabalho e do emprego dos 24 mil cobradores no sistema e que no caso da fiscalização, a SPTrans mudará seu perfil com a adoção de novas tecnologias.
O diretor do Sindicato dos Condutores, Edivaldo Santiago, questionou a declaração do Secretário ao dizer que na licitação está prevista a redução da frota de ônibus, o que subentende que haverá demissão e que o emprego dos cobradores está garantido porque o presidente do Sindicato Valdevan Noventa entrou com processo e ganhou em todas as instâncias da justiça contra a Administração da Haddad que promove uma perseguição sem fim aos cobradores. A última vitória veio recentemente com a decisão do Ministro do Suprema Corte, Gilmar Mendes, que deu decisão favorável ao Sindicato dos Condutores e manteve os cobradores dentro dos ônibus na cidade de São Paulo.
Também, se dispôs a continuar os debates em outras instâncias. O Secretário convidou os dirigentes a participaram das câmaras temáticas municipais.
Por fim, ficou acertado que a Federação agendará reuniões entre sindicatos e a Secretaria Municipal de Transportes para tratar assuntos específicos de algumas categorias.
Comments