Sede da GCM é entregue e investimentos em segurança continuam
- Guilherme Carvalho
- 12 de nov. de 2015
- 3 min de leitura

Corporação de PG passa a ser a única na região com estande de tiro
Durante a entrega da ampliação e revitalização da sede da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande na tarde de quarta-feira (11), no bairro Quietude, o prefeito Alberto Mourão garantiu que os investimentos na área de Segurança Pública vão continuar por parte da Administração Municipal.
Com as novas instalações, a corporação passa a ser a única na região com um estande para treinamento de tiro. O próximo passo é a incorporação de 100 novos guardas ao efetivo atual e a aquisição de novos equipamentos, como câmeras de monitoramento e viaturas.
A solenidade contou com a presença de autoridades da área de segurança, como representantes das polícias Civil e Militar, e do Poder Judiciário, além de vereadores e secretários municipais. Todos puderam acompanhar a simulação de uma ocorrência real na qual foi necessário o uso de arma não letal, a spark, que emite uma descarga elétrica imobilizando o infrator. Os equipamentos passaram a ser usados pela GCM de Praia Grande no ano passado, sendo aplicada na prática 14 vezes, incluindo o apoio a outras corporações como a Polícia Militar, demonstrando a eficácia do armamento.
O avanço da Guarda Civil de Praia Grande até que se tornasse uma referência na região foi destacado pelo prefeito Alberto Mourão, que lembrou as principais inovações ao longo dos anos. “Começamos com a reformulação da corporação, passando pela capacitação em ambiente universitário, até chegarmos ao momento de investir em equipamentos, estrutura e melhores condições de trabalho. Não queremos uma corporação violenta, mas sim uma corporação que saiba quando agir, como agir e que entenda o contexto de segurança pública e dos problemas da sociedade”.
O prefeito ainda convocou a população a refletir sobre as responsabilidades da União, Estados e Municípios diante dos problemas que recaem sobre a sociedade. “Os municípios fazem o que podem e acabam tendo que suprir responsabilidades que seriam dos governos federal e estadual. É preciso discutir questões como o combate ao tráfico de drogas e de armas, a receptação e a reestruturação familiar”.
Em Praia Grande, parte dessa responsabilidade recai atualmente sobre a Guarda Civil Municipal, que este ano deve alcançar a marca de 10 mil ocorrências atendidas. “A GCM é merecedora dos investimentos que estão sendo feitos. Já no início do ano haverá a incorporação de mais 100 guardas, integrando o efetivo de 397 homens atualmente. Além disso, novas viaturas e equipamentos serão adquiridos para reforçar a segurança na Cidade”, adiantou sobre os investimentos futuros.
Entre os equipamentos, estão 160 novas câmeras de monitoramento que serão instaladas em vários pontos da Cidade, e 40 novas câmeras do tipo Domo (giratória e com zoom) na orla da praia. Um software de última geração capaz de identificar situações suspeitas e mapear ocorrências também será instalado, completando a estrutura do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (CICOE), inaugurado recentemente.
Para o secretário de Assuntos de Segurança Pública, José Américo Franco Peixoto, os avanços ligados à Guarda Civil Municipal são um reconhecimento dos méritos da corporação. “A nova sede com o estande era uma necessidade e vem ao encontro dos anseios da corporação. Traz melhores condições de trabalho aos guardas e mostra a preocupação da Administração Municipal nesse sentido”.
Com 78 metros quadrados, o estande é composto por antecâmara para acompanhamento dos treinamentos, separado por uma parede com vidro à prova de balas, com cinco baias para treinamento. O local é todo revestido em paredes de alvenaria dupla com espuma de polietileno, que coíbe o barulho. Já a área que recebe os tiros é toda em madeira com seção circular de dimensões variadas. O piso é feito em cimentado liso e não há vigas no ambiente a fim de evitar que as balas ricocheteiem. O local atende todas as normas e diretrizes estabelecidas e necessárias para o funcionamento pleno e seguro.
O auditório também foi ampliado e tem agora capacidade para 100 pessoas. Além disso, foram reformados os vestiários e as salas administrativas. A Coordenadoria da Defesa Civil também passa a funcionar no local, em um galpão anexo à sede.
ความคิดเห็น