top of page

Parque Ecológico de Mongaguá conta com novos recintos

  • Foto do escritor: Guilherme Carvalho
    Guilherme Carvalho
  • 19 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Parque Ecológico de Mongaguá conta com novos recintos



Visitantes também podem aproveitar a aula de educação ambiental

realizada neste domingo, às 10 horas, no serpentário


Os moradores e turistas que visitarem Mongaguá têm bons motivos para aproveitarem o Parque Ecológico da cidade. Além da construção dos recintos da arara, coruja e do gavião, que estão quase prontas, neste domingo (22), às 10 horas, os visitantes contarão com uma atividade de educação ambiental realizada no Serpentário pelo biólogo Daniel Monteiro Bortone que, de maneira interativa, transmite informações sobre as serpentes, além de esclarecer dúvidas e mitos. A ação, que é quinzenal, já envolveu mais de 700 pessoas de todas as idades.


O monitor maneja répteis como uma iguana, uma cobra do milho e uma jiboia, totalmente inofensivos e não peçonhentos. Não é permitido ao visitante tocar na serpente ou na iguana. “No Serpentário, temos oito recintos com espécies como iguana verde, jiboia, jararaca, cobra do milho, cascavel e caninana. Dentre todos os animais, os répteis, talvez, sejam os mais temidos e os menos compreendidos. Despertando a curiosidade e o medo em todos os visitantes do Parque.”


O biólogo destaca o fato de observar que sempre surgem inúmeras dúvidas sobre o modo de vida das serpentes. “Os visitantes querem saber como elas comem, como se movimentam, se todas são perigosas e qual o papel delas na natureza. O fato é que são animais fascinantes.”


O principal objetivo da atividade é fazer com que os visitantes passem a ter um olhar diferente em relação às serpentes, defende Bortone. “Aprendendo sobre sua biologia, vivenciando uma experiência de ver uma cobra de perto e poder observá-la se alimentando, esse visitante pode passar a respeitá-la mais e entender sua importância, deixando de lado esse pensamento comum de que as serpentes são sempre animais perigosos e devem ser todas mortas.”


Mais atrações – o Parque possui diversos recintos, com uma grande variedade de espécies, dentre elas jabutis, serpentes, jacaré, iguanas, papagaios, araras, marrecos, cisnes, tucanos, cotias, quatis e 15 aquários com peixes de todo o planeta.


Melhorias – Também está sendo construído no local, uma área para a maternidade do quati. O parque possui uma fêmea da espécie e, em breve, terá um macho para promover a reprodução da espécie. Outra melhoria é a reforma do viveiro das aves, com a troca de toda a rede que envolve o recinto, que possibilita que os visitantes caminhem dentro do ambiente.


O Parque Ecológico de Mongaguá fica na Avenida Governador Mario Covas Junior, 10410, Balneário Plataforma. O local está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8 às 16 horas. Os ingressos custam R$ 3. Crianças menores de 7 anos e adultos maiores de 60 não pagam.

 
 
 

Comentários


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Notícias Antigas
Tags
Jornal Argumento
bottom of page