O JOGO E SUAS VARIÁVEIS
- Guilherme Carvalho
- 23 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

Nos dias atuais a principal ideia de jogo em muitos locais de prática esportiva, é a de caráter competitivo, tentando ao máximo a proximidade do esporte de alto rendimento/profissional.
Mas vamos analisar o jogo mais praticado do Brasil, o Futebol: um jogo que um par de meias se transforma numa bola e chinelos, pedras ou tênis formam traves.
No âmbito profissional temos o Futebol de Campo, o Society, o Beach Soccer e o Futsal como exemplos.
Já na rua os jogos relacionados ao futebol são ainda mais diversificados. A minha turma jogava . . . gol entra, arranca sai, bobinho, embaixadinha, rebatida, paredão, driblinho, 1 toque, gol a gol, artilheiro e aquele jogo tradicional que termina em dois gols ou 10 minutos para o time que está de fora também participar.
Nenhum deles selecionava os melhores, bastava levantar a mão e querer jogar e cada um deles conseguia trabalhar ao menos dois fundamentos do futebol. Mas como assim ? Realizando esses joguinhos ditos aí eu estou desenvolvendo um potencial jogador ? Sim !!! Falando de futebol a rua também desenvolveu jogadores. Ramirez, hoje no Chelsea, Liedson, no futebol português e Leandro Damião, ex- Internacional, Santos, e, hoje no Cruzeiro, de Minas Gerais, são exemplos disso.
Na minha profissão desenvolver o gosto pelo jogo, está muito mais acima do que a simples detecção de talentos esportivos, pois jogar é saúde mental e física.
Lembro-me das minhas aulas de Educação Física onde muitos eram excluídos e com certeza hoje, infelizmente, fazem parte do "time da diabetes, hipertensão e doenças cardíacas".
Vamos praticar esportes para incluir, socializar, cooperar e desenvolver autonomia de cada praticante !!!

Denis Caro
Formado Em Educação Física
Pós-Graduado Em Futebol e Futsal
Iniciação Esportiva e Pedagogia Dos Esportes
Professor Do Colégio Gustavo Amaral /SP
Professor Da Escola De Educação Infantil Gente Inocente /SP
Comments