top of page

Prefeito vistoria obras do Corredor de ônibus

  • Foto do escritor: Guilherme Carvalho
    Guilherme Carvalho
  • 23 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura



Quem passa pela Avenida Roberto de Almeida Vinhas, no bairro Solemar, na divisa com Mongaguá, já consegue visualizar o futuro Corredor de Transporte Coletivo que será implantando no local. Com os trabalhos em estado avançado da nova ponte sobre o Rio Itinga, de preparação para execução de pavimentação, canalização, guias e sarjetas, a Administração Municipal programa a inauguração do trecho de aproximadamente 1,7 quilômetros para janeiro do próximo ano. O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, esteve no local acompanhando os trabalhos.


Os corredores de ônibus serão implantados nas avenidas Roberto de Almeida Vinhas (trecho que vai do bairro Maracanã até Solemar, com 11,8 km) e Diamantino Cruz Ferreira Mourão (trecho que vai do bairro Melvi até Cidade da Criança, com 10 km).


A Secretaria de Obras Públicas (Seop) atua com diversas frentes de trabalho, visando otimizar ainda mais os serviços. As obras se iniciaram em abril deste ano e têm o prazo contratual para execução de 24 meses.


A nova ponte tem 13 metros de largura e 20 metros de comprimento, sendo nove metros de leito carroçável. Os demais serviços que estão sendo realizados, da divisa com Mongaguá até a rua Ademar de Barros, compreendem a instalação da rede de drenagem, pavimentação das vias, implantação de pontos de parada de ônibus, ciclovia e sinalização horizontal e vertical.


Mourão ressaltou que os corredores serão implantados em vias que podem ser artérias com características metropolitanas, ligando o Litoral Sul à região norte. Segundo ele, o corredor se definirá como uma opção viária rápida de ligação entre diversos bairros do Município e que hoje têm como meio principal de ligação a rodovia Padre Manoel da Nóbrega. “A implantação e reestruturação do sistema viário e de transporte coletivo beneficiarão milhares de pessoas de Praia Grande e também das cidades próximas. Com este trabalho, que inclui a construção da nova ponte sobre o Rio Itinga, o acesso da população ao transporte será facilitado”.


A comerciante Maria Arlete da Silva, moradora do Solemar há 20 anos, define as obras como um marco para os moradores dos bairros beneficiados. “Moro mais próximo à praia, mas mesmo assim quem mora aqui sente a necessidade desta integração dos bairros e do transporte. Tenho orgulho de morar em uma cidade que tem obras sendo executadas em todas as partes. Em breve teremos acesso muito fácil a todos os lugares do município, independentemente da forma de transporte, seja de ônibus, bicicleta ou de carro”.


Corredor - Nos corredores deverão circular linhas intermunicipais (Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá) e municipais (atendendo a bairros como Cidade da Criança, Princesa, Imperador, Solemar, Flórida, Real, Caiçara, Melvi, Samambaia, Esmeralda e Maracanã). Em função do sistema tronco-alimentador, atenderá também os demais bairros do Município. O corredor da Avenida Roberto de Almeida Vinhas terá mão única de direção. A Avenida Diamantino Cruz Ferreira Mourão continuará com mão dupla, nos mesmos moldes do trecho já pavimentado da via.

 
 
 

Comments


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Notícias Antigas
Tags
Jornal Argumento
bottom of page