Santos antecipa a discussão do Dia Mundial de Luta contra a Aids
- Guilherme Carvalho
- 23 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

O Dia Mundial de Luta contra a Aids é só em 1º de dezembro, porém, a cidade de Santos, pioneira como sempre foi neste assunto, sai na frente e promove o seminário Aids: Desafios e Perspectivas, na próxima segunda-feira (23), a partir das 9 horas, na Associação Comercial de Santos.
O objetivo é sensibilizar os profissionais de saúde sobre a importância do controle do HIV/AIDS, ampliar conhecimentos e discutir estratégias de enfrentamento.
“Neste evento teremos a oportunidade de discutir os rumos da prevenção e tratamento de HIV/AIDS na região e no Brasil, com autoridades das três esferas de governo”, destaca o secretário, Marcos Calvo.
Entre os palestrantes estão o Dr. Fábio Mesquita, do Programa Nacional de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e o Dr. Artur Kalichman, do Programa Estadual de DST/AIDS.
Gratuito, o seminário é uma realização da Secretaria de Saúde de Santos, em parceria com a Secretria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde e apoio da Associação Comercial de Santos.
Números
Desde 2009, a rede pública de saúde de Santos registrou apenas um caso de transmissão vertical do vírus HIV (da mãe para filho durante a gestação). A gestante não havia feito o pré-natal.
Em 2014, 167 moradores de Santos foram notificados como portadores do vírus HIV. Até outubro deste ano, foram 123.
Atualmente, mais de 3.500 pessoas com HIV/AIDS são acompanhadas pelos serviços oferecidos no município por meio da Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas.
Programação
9h00: Abertura com autoridades
Dr. Fabio Mesquita, Ministério da Saúde, Dr. Marcos Calvo, Secretaria de Saúde de Santos, Dr. Artur Kalichman, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e Dra. Regina Lacerda, coordenadora da CCDI/Santos.
9h30: Desafios para o Controle da Aids no Brasil
Dr. Fabio Mesquita, PNDST/AIDS/Hepatites Virais do Ministério da Sáude
Dr. Artur Kalichman, CRT/ Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
11h00: Perguntas e respostas regionais
12h00: Almoço
13h30: Tecnologias de Prevenção Inovadoras
Dra. Ana Lucia Spiassi- PMDST/AIDS Secretaria de Saúde de São Paulo
14h30: Santos Jovem Doutor: Nova abordagem com adolescentes
Dr. Chao Lung Wen- Departamento de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP
15h30:Desafios da Prevenção com HSH ( Homens que fazem Sexo com Homens)
Dra. Maria Amelia Veras-Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo
17h00: Encerramento
Comentários