top of page

Itanhaém lança Plano de Contingência de Defesa Civil para situações de emergência

  • Foto do escritor: Guilherme Carvalho
    Guilherme Carvalho
  • 26 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Itanhaém lança Plano de Contingência de Defesa Civil para situações de emergência



Itanhaém lançou na tarde desta quinta-feira (26), no Paço Municipal, o Plano Municipal de Contingência de Defesa Civil, que estabelece ações para situações de emergência que a Cidade venha a enfrentar no futuro, como enchentes e problemas ocasionados por variações climáticas muito bruscas na região. O Município conta com uma rede de informações que será acionada tão logo sejam detectados algum tipo de situação grave.


Confira as fotos


Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook


O evento aconteceu na sala de reuniões e contou com as presenças do prefeito Marco Aurélio Gomes e secretários municipais. O plano para Itanhaém segue as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil regulamentada pela Lei Federal 12.608, criando ações de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano, saúde, ciência, tecnologia e demais políticas setoriais, tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável.


O telefone 199, da Guarda Civil Municipal, serve como ponto de referência para informar eventuais ocorrências na Cidade. “Cada secretaria municipal tem um papel importante no contexto do Plano. Quando acionado, cada setor deve estar preparado e consciente da importância do papel a ser desempenhado”, destacou o coronel PM Roberto Xerez, que é o coordenador da Defesa Civil de Itanhaém.


Recentemente, Itanhaém assinou o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDF) da região, com o Governo do Estado. Dessa forma, as prefeituras se comprometeram a criar estratégias para prevenção de inundações e deslizamentos de terra. O PPDF define algumas normas a serem adotadas, como uma visita técnica da Defesa Civil do Estado em pontos com suspeita de problemas. A proposta consiste em agir preventivamente. “No caso no Plano de Contingência de Defesa Civil, a proposta também consiste em agir preventivamente, criando condições para que sejam realizadas ações de atendimento às pessoas atingidas por uma inundação, por exemplo”, destacou Xerez.


NÚCLEOS NOS BAIRROS – Outra proposta que será desenvolvida é a implantação dos núcleos de defesa civil nos bairros, que contribuirão para o plano de contingência municipal. Esses núcleos serão formados por moradores dos bairros, que auxiliarão o Poder Público informando a situação desses locais. “Estamos mantendo contato com as lideranças comunitárias com esse propósito”, complementou o coordenador.


O prefeito Marco Aurélio Gomes lembrou que o trabalho preventivo é essencial para o setor. “Temos procurado agir sempre no sentido da prevenção, intensificando o serviço de limpeza dos rios que garante um melhor escoamento das águas em dias chuvosos, por exemplo”.

 
 
 

コメント


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Notícias Antigas
Tags
Jornal Argumento
bottom of page