PAT de Mongaguá atende 50 mil pessoas em 5 anos
- Guilherme Carvalho
- 26 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

Órgão tornou-se referência no amparo ao trabalhador da cidade e da região
Dedicação. Essa é a palavra que resume o trabalho da equipe do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Mongaguá. E esse esforço não poderia produzir melhor resultado: em 5 anos de funcionamento, o órgão já prestou assistência a mais de 50 mil pessoas, do município e de cidades vizinhas. Nesse contexto, mais de mil empregos foram conquistados, entre formais e informais, algo que enche de orgulho quem trabalha no local.
“Trabalhamos bastante para oferecer o maior amparo possível a quem nos procura. E pelos números, vê-se que não são poucos. É muito gratificante poder ajudar as pessoas, auxiliar na conquista do seu emprego ou mesmo contribuir para o seu aprimoramento profissional. Não imagina a sensação prazerosa que dá ao vermos as pessoas tomando em suas mãos a primeira Carteira de Trabalho”, ressalta o coordenador do setor, Fábio Geness Portugal.
De acordo com ele, a rotina do PAT é corrida. Diariamente, são atendidas cerca de 200 pessoas, sendo que entre 10 e 30 são encaminhadas a postos de trabalho, observando-se que entre 10 e 15 permanecem com as vagas. E mais, aproximadamente 20 novas Carteiras de Trabalho são emitidas por dia. “Percebe-se que as pessoas querem trabalhar. Por isso, ampliamos nossa interlocução com as empresas, incentivando-as a contratar mão de obra.”
Sobre os números de emprego em Mongaguá, Portugal comenta a chegada das Lojas Americanas à cidade: “a vinda desta renomada rede para cá só ratificou o potencial da cidade. Criaram-se melhores condições de trabalho, a economia foi impulsionou o poder de compra das famílias”. Segundo ele, mais de 90 currículos foram encaminhados pelo PAT para análise dos responsáveis pela contratação da empresa.
O PAT de Mongaguá funciona no Espaço Cidadão (Avenida São Paulo, 1.580, no Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13 às 16 horas. Lá são realizados: intermediação de mão de obra; emissão de Carteiras de Trabalho e registro na Previdência Social; gerenciamento dos sistemas Nacional de Emprego e de Captação de Vagas; e desenvolvidas atividades da Comissão Municipal do Emprego e dos programas Estadual de Qualificação Profissional, de Apoio à Pessoa com Deficiência, e de Apoio à Pessoa em Estado de Livramento Condicional (Pro-egresso). O telefone é (13) 3507-4006.
NOVO SERVIÇO – Desde o último dia 17 de novembro, o PAT passou a atender também a população que busca resolver questões relacionadas ao Seguro Desemprego, auxílio financeiro concedido pelo Governo Federal ao trabalhador, em virtude de sua dispensa sem justa causa. O atendimento, num primeiro momento, acontecerá somente às terças-feiras, no período da manhã, quando serão distribuídas dez senhas. A coordenação do órgão solicita que os interessados no serviço agendem o atendimento, a fim de facilitar os procedimentos.
Comments