top of page

6 mil alunos de Praia Grande realizam a Prova Brasil

  • Foto do escritor: Guilherme Carvalho
    Guilherme Carvalho
  • 27 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

6 mil alunos de PG realizam a Prova Brasil



Objetivo é avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas


Cerca de 6 mil alunos da rede municipal realizam a Prova Brasil em Praia Grande. A avaliação está sendo aplicada desde o dia 23 e se encerra na próxima segunda-feira (30). Desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), a Prova Brasil é realizada em todo o País por alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, que são as séries finais de cada ciclo. O objetivo é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema público educacional brasileiro.


A prova avalia as habilidades e competências que o aluno domina na proficiência da leitura e na resolução de situações-problema. A chefe da Divisão de Ensino Fundamental, Rosângela Maniçoba, explica que o resultado da prova em conjunto com os indicadores de retenção e evasão escolar formam o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de cada unidade. “Este é mais um indicador de qualidade”, afirmou, explicando que a Secretaria de Educação realizou ações pontuais para que todos – equipes técnicas e escolares – se conscientizem de que cada um é corresponsável pelos indicadores.


Dentre estas ações, ela destaca o I e II Fórum de Educação, as reuniões pedagógicas com toda a equipe escolar para que os dados e indicadores fossem trabalhados de forma produtiva com os professores, a confecção e distribuição do material de apoio pedagógico do 6º ao 9º ano com base nos referenciais do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), a Avaliação Diagnóstica da Rede com a participação de técnicos da Secretaria e professores para garantir a construção de instrumento de avaliação interdisciplinar, avaliação formativa mensal indicando a prioridade de ensino a partir do mapeamento das salas direcionando as ações de reforço e recuperação paralela, revisão de parâmetros essenciais, planejamento interdisciplinar, realização de HTPI On Line para aperfeiçoamento contínuo do professor e estudo constante com a equipe técnica sobre as metas do IDEB estabelecidas para cada Unidade Escolar.


A secretária de Educação, Cláudia Meirelles enfatizou que o alcance das metas estabelecidas pelo IDEB para cada unidade escolar, considerando sua realidade e especificidades, será mais um indicador e não o único, conforme tem sido trabalhado com toda a equipe. “A qualidade está em permanente construção, ela deve ser constante! Confiamos no trabalho realizado por cada equipe, cada professor e cada aluno da rede e presenciamos o esforço individual e coletivo de todos para assegurar cada vez mais o direito ao aprendizado de forma significativa”.


 
 
 

Comments


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Notícias Antigas
Tags
Jornal Argumento
bottom of page