Capacitação integra setores da Saúde e Corpo de Bombeiros
- Guilherme Carvalho
- 30 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

Atividades também funcionaram como preparação para temporada
Uma atuação rápida, coordenada e eficiente é determinante na hora de atender uma ocorrência de afogamento. Para integrar, afinar a sintonia de atuação e revisar os protocolos adotados nestes atendimentos, profissionais do setor de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande e do Posto de Bombeiros Marítimos da Cidade participaram de capacitações na quinta (26) e sexta-feira (27).
Durante os dois dias de eventos, foram realizadas atividades teóricas e práticas. O principal destaque da programação da capacitação foi o simulado de resgate de vítima de afogamento. A movimentação ocorreu na praia do Bairro Mirim, contou com a utilização de equipamentos como ambulância e moto aquática e chamou a atenção dos banhistas que estavam próximos do local.
O primeiro tenente do Posto de Bombeiros, Fernando Nishihara Adão, explicou que o simulado demonstrou o procedimento correto desenvolvido pela corporação neste tipo de ocorrência. “É importante que o profissional que atua no Pronto-socorro entenda como essa vítima foi atendida em um primeiro momento. Assim, eles terão como dar prosseguimento no tratamento”.
Na temporada de verão aumenta o número de registro de casos de afogamento. Na maior parte deste tipo de situação, a imprudência do banhista é apontada como motivo da ocorrência. “As pessoas precisam se conscientizar e evitar excessos nas praias. Por exemplo, se beber, não entre no mar. Outra medida importante é ficar atento às orientações dos bombeiros”, afirmou Nishihara.
Os integrantes do SAMU e enfermeiros do Pronto-socorro Quietude e Complexo de Saúde Irmã Dulce acompanharam atentamente todas as explanações e movimentações dos bombeiros. “Essa capacitação já é encarada por todos nós também como uma preparação para a temporada de verão. Nesta época, a Cidade conta com uma população flutuante que supera a casa de um milhão de pessoas. Trabalhamos para melhor atender os munícipes e turistas”, comentou a enfermeira do SAMU, Miriam do Carmo Ibraim.
Comments