top of page

O VALOR DE UM SIGILO

  • Foto do escritor: Guilherme Carvalho
    Guilherme Carvalho
  • 9 de dez. de 2015
  • 2 min de leitura



Olhar para os fatos políticos no Brasil nos faz lembrar da importância do sigilo.


Do Latim SIGILLUS, "selo" ( de cera ou outra substância ), uma forma de fechar documentos que revelavam se eles tinham sido abertos.


Toda informação vital para você, sua família, empresa que possua ou trabalhe, deve ser mantida com o mínimo de pessoas possível.


Deve ser desesperador para um mandatário perder o efeito surpresa de suas ações. Ter que lidar com boicotes daqueles que recebem informações antecipadamente e ver a concorrência se movimentar, acabando com um projeto, antes mesmo de ser colocado em prática.


Se no Artigo anterior, falamos muito da importância de comunicar-se, espero que neste entendam o valor que a comunicação tem.


Vide, a política atual. Conversas com portas fechadas, gravações, cartas, fofocas, infiltrados entre outros, que acabam com o poder daqueles que orquestram as ações.


Ter equipes superdimensionadas em projetos, tem a incrível certeza de vazamentos.


Há reuniões em grandes empresas que são realizadas revistas nos participantes, para busca de material de gravação, cláusulas de confidencialidade, que nem o cônjuge poderá ficar sabendo.

Na Segunda Guerra Mundial, a mesma deu-se nos fronts bélicos e também na espionagem. Deu tão certo, que depois dela, as grandes potências fizeram "das tripas, coração", por uma informação.

E, para finalizar, lembrei-me de algo. Um professor contou uma história para mim, quando na oportunidade prestava serviço para uma faculdade, foi em uma gráfica solicitar um serviço.

E não é que quando vai ao escritório, que ficava do outro lado do Parque Gráfico, observou impressos de uma faculdade concorrente.

Pois é . . . Ele não contratou o serviço da gráfica e antecipou as informações da concorrente.

Portanto, também saibam, que todos nós cuidamos dos sigilos alheios, também.

O Sigilo, é a informação crucial, para poucos e de grande feito . . .

Adriano Caro, tem 37 anos.

Formado em Propaganda e Marketing, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Portador do MBA, pela FGV, Em Gestão Empresarial

Gosta de Estudar e curte muito Rock'n Roll

 
 
 

Opmerkingen


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Notícias Antigas
Tags
Jornal Argumento
bottom of page