Instituto Neymar Jr comemora um ano e deve ampliar número de jovens atendidos
- Guilherme Carvalho
- 14 de dez. de 2015
- 3 min de leitura

Comemoração reuniu 8 mil pessoas no domingo (13)
As comemorações de um ano do início das atividades do Instituto Neymar Jr reuniram cerca de 8 mil pessoas no domingo (13), na sede do projeto, localizada no Bairro Glória, em Praia Grande. Durante as festividades, que contaram com a participação de artistas famosos, o pai do craque da seleção brasileira e do Barcelona, da Espanha, Neymar da Silva Santos, confirmou que mais 1.200 jovens deverão ser atendidas no local a partir de 2016. Atualmente, o complexo educacional e esportivo atende 2.400 crianças de 7 a 14 anos e suas famílias, totalizando cerca de 10 mil pessoas.
“A família está muito feliz por tudo que o Instituto representa para essas crianças. Temos como meta incluir mais 1.200 crianças para o próximo ano. O orgulho é grande por passar por esse primeiro ano. Superamos as expectativas neste período de atividades iniciais e agora é desenvolver ainda mais tudo isso”, declarou o pai do atleta.
Santos ainda ressaltou o importante papel da Prefeitura de Praia Grande neste processo. “Isso aqui é motivo de orgulho para Praia Grande. A atual Administração Municipal teve papel determinante na criação do Instituto, já que cedeu a área por 30 anos renováveis em mais 30. Quem tem a ganhar são as crianças. Saímos desse bairro (Glória) e hoje proporcionar tudo isso para esses jovens é um sonho”.
O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, que participou das comemorações de aniversário do projeto, afirmou que as atividades desenvolvidas pelo Instituto destacam a importância da família dentro da sociedade. “Os filhos participam das aulas, mas os pais também têm a obrigação de frequentar o local. A escolha da Cidade para sediar o complexo demonstrou que o Neymar respeita sua comunidade”.
Festa - O camisa 10 do Brasil não compareceu ao evento. O jogador viajou com o Barcelona para o Japão, também no domingo. O clube espanhol disputa o Mundial de Clubes nesta semana no continente asiático. O jogador brasileiro está machucado, mas tem chances de disputar a final caso o time avance de fase.
Apesar disso, o público aproveitou com muita alegria e entusiasmo cada instante da programação especialmente criada para festejar a data. A lista de atrações fez inveja a muitos festivais culturais ou de música. Banda Malta, MC Gui, MC Bola, Henrique e Diego, Alexandre Pires, Tegis Danese, Bruna Carla, Vanessa Camargo, Marcelo Marrom e Patati Patata fizeram a festa da plateia.
“É um prazer grande participar dando uma humilde contribuição a um projeto tão grandioso e que ajuda tanta gente. O Neymar e sua família fazem tudo isso de muito bom coração, devolvendo para a comunidade parte do que conquistaram. Isso aqui é uma grande lição para sociedade”, disse o humorista, Marcelo Marrom.
Para alguns jovens que participam do projeto, além de curtir a festa, tiveram ainda a oportunidade de se apresentar. O grupo de dança de Hip Hop do Instituto arrancou aplausos do público. Na saída do palco, Caio Ferreira, de 13 anos e que reside no Glória, só queria agradecer o camisa 10 do Brasil. “Isso tudo aqui é um sonho. Sou muito feliz por poder fazer parte das aulas no Instituto. Obrigado, Neymar”.
Também integrantes da apresentação de Hip Hop, Maria Clara Milani e Julia Borges Serrano, viram nas aulas do projeto a chance de construir um futuro melhor. “Eu amo dançar e participo das aulas do projeto. Quero ser dançarina profissional e viajar o mundo”, comentou Julia.
Maria Clara elogiou os professores e disse que valores aprendidos ao longo deste um ano são empregados em casa e na escola também. “Hoje sou muito mais disciplina e tenho muito respeito por tudo e todos. Tudo isso graças ao que vivi aqui no Instituto”.
Atendimento – O Instituto Projeto Neymar Júnior foi construído em uma área de 8.400 metros quadrados. O local abriga um campo de futebol de grama sintética com medidas oficiais, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de praia, piscina coberta e aquecida de 25 metros, academia, cinema, cozinha e refeitório, ateliê, auditório, biblioteca, salas de Assistente Social, enfermagem, leitura, Informática e de reuniões. O complexo dispõe ainda de espaços para a saúde, como fisioterapia, coleta de material e para exames médicos. Outro destaque é um espaço destinado a cursos profissionalizantes disponíveis para os pais das crianças que serão atendidas.
As crianças são atendidas diariamente com atividades das mais variadas, no período em que não estão nas aulas regulares das escolas municipais que frequentam, uma das exigências para ser beneficiado pelo projeto.
Para os inscritos no Projeto, além do futebol, há as seguintes atividades: vôlei, natação, judô, basquete, música e dança, leitura e escrita, informática e aulas de idiomas. Para os familiares, natação, hidroginástica, musculação, alfabetização de adultos e cursos profissionalizantes, além de palestras nas mais diversas áreas.
Comments