Projeto SOS Bombeiros entrega certificados para turma de 2015
- Guilherme Carvalho
- 14 de dez. de 2015
- 2 min de leitura

Solenidade contou também com apresentações de jovens atendidos nos CRAS
Cerca de 50 jovens participantes de projetos sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram de solenidade na tarde desta segunda-feira (14). Na ocasião, foram realizadas apresentações artísticas com alunos das oficinas, cursos e palestras desenvolvidos nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) da Cidade como encerramento das atividades de 2015 e a formatura dos estudantes do projeto “SOS Bombeiros – No resgate da Cidadania”.
Os adolescentes do SOS Bombeiros, realizado em parceria entre a Secretaria de Promoção Social de Praia Grande (Sepros) e o Corpo de Bombeiros, apresentaram aos presentes os conhecimentos adquiridos como conceitos de prevenção e combate a incêndio e Ressuscitação Cárdio Pulmonar (RCP). O programa oferece aulas sobre valores éticos, cidadania, artes e conhecimentos gerais sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros. As aulas são oferecidas para jovens carentes ou com histórico de vulnerabilidade social e acontecem no horário contrário ao da escola.
De acordo com a coordenadora de Proteção Básica da Criança e do Adolescente, Sônia Gama, o evento é muito importante para a integração de todos. “Na ocasião reunimos crianças e adolescentes atendidos em projetos específicos, como o SOS Bombeiros, e nas unidades do CRAs em geral. É uma excelente oportunidade para eles mostrarem um pouco dos conhecimentos adquiridos aos pais e familiares”.
A dona de casa Sonia Gomes Santana, de 45 anos, foi prestigiar a nora Andreza, de 14 anos, que participou da turma 2015 do SOS Bombeiros. “Ficamos muito orgulhosos, pois é um trabalho importante que ela gostou muito de fazer parte. Recomendo a todos e, no futuro, tenho a intenção de também inscrever meu caçula no projeto”.
Também presente na solenidade, a dona de casa Ana Cristina Lima do Nascimento, de 43 anos, elogiou o trabalho desenvolvido pela Sepros. “Meu filho Maycon, de 18 anos, participa de várias atividades do CRAS Quietude e gosta muito. E eu acho que ações como essa são essenciais para o jovem de hoje, pois os tiram das ruas e oferecem conhecimento e lazer saudável”.
Serviço – O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos proporciona oferta de atividades de convivência e socialização, com intervenções no contexto de vulnerabilidades sociais, de modo a fortalecer vínculos e prevenir situações de exclusão e risco social, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
Para alcançar esses objetivos são criados espaços de reflexão sobre o papel das famílias na proteção de seus membros, de estímulo e orientação dos usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.
SOS Bombeiros - Iniciado em 2002, o projeto SOS Bombeiros, realizado em parceria com a Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, atende anualmente cerca de 60 crianças e adolescentes, com idades até 14 anos e 11 meses, em situação de risco social. A Administração Municipal fornece professores, alimentação, atendimento psicológico e social.
Comments