top of page

Representantes da Grande Rio dão detalhes do desfile

  • Foto do escritor: Guilherme Carvalho
    Guilherme Carvalho
  • 14 de dez. de 2015
  • 3 min de leitura

Representantes da Grande Rio dão detalhes do desfile



Integrantes da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio marcaram presença na Cidade no último sábado (12). No período da tarde, o carnavalesco Fábio Ricardo esteve reunido com historiadores e sambistas da Cidade, na sede da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), no Centro Histórico, para revelar detalhes das alas e carros alegóricos de sua agremiação na Marquês de Sapucaí. À noite, o presidente administrativo da escola caxiense, Milton Perácio, compareceu ao concurso que escolheu o Rei Momo, rainha e princesa do Carnaval santista de 2016.

Em sua explanação, Fábio Ricardo revelou detalhes das fantasias e carros alegóricos que retratarão a história santista na passarela, a partir da 0h15 do dia 8 de fevereiro. Entre os destaques está um carro dedicado ao Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, personificado pelo ator santista Oscar Magrini. “Não deixei uma ala para falar de José Bonifácio. Sua história e importância rendem um desfile inteiro. Creio que um carro seja mais representativo para retratá-lo na história de Santos”.

Fábio também revelou que o figurino da bateria presta homenagem ao Santos Futebol Clube e ao craque Neymar. Jacinto (lendário carregador do Porto de Santos) também ganha espaço, assim como as “curvas da estrada de Santos”cantadas pelo astro Roberto Carlos, representadas em fantasias com o famoso “calhambeque”.

A cultura do surfe, as muretas dos canais, as invasões dos piratas, os cruzeiros marítimos, a trajetória do Rei Pelé e história do café e sua importância para a economia da regiãosão outros destaques em alas e carros alegóricos cheios de cores e movimentos, que chegam a cerca de 9 metros de altura.

“Monumentos icônicos como a Bolsa do Café são lindos, mas seria óbvio fazer uma maquete do prédio e levar para a avenida. Preferi montar um carro alegórico que traz uma grande mesa de café, em cima da qual estarão os trabalhadores do Porto e outros personagens. Haverá aroma de café”, disse Fabinho.

O vice-presidente do Conselho do Samba de Santos, Heldir Lopes Penha, o Aldinho, é direto ao falar da expectativa para o desfile. “O Fabinho provou que é brilhante. Tenho certeza que nossa Cidade e sua história estarão muito bem representadas na avenida”.

O psicólogo Arlindo Salgueiro, líder do Movimento Pró-Memória de José Bonifácio, também comentou a explanação. “José Bonifácio foi um santista que se tornou global, mas mesmo assim sempre fez questão de manter suas raízes na Cidade. Creio que sua história estará bem representada”.

O jornalista Sérgio Willians, da Fams, também comentou sobre os detalhes do desfile. “O Carnaval dá a oportunidade de mostrar a história e seus detalhes de uma forma alegre e leve, o que é muito positivo”.


Rei Momo e Rainha

Na madrugada de sábado (12) para domingo (13), o presidente administrativo da Grande Rio, Milton Perácio, acompanhado de sua esposa, marcou presença no concurso que definiu a Corte Carnavalesca santista de 2016, realizado na quadra da escola de samba União Imperial, no Marapé.

Coube a Perácio a coroação da nova rainha da folia santista, Lezir Ferreira, da escola de samba Mocidade Amazonense. “Sei que todos os santistas estão conosco e faremos muito bonito. Mostraremos a história e as belezas da Cidade para o País e para o mundo, pois o desfile é transmitido pela tevê para quase 200 países”.

A corte santista também traz em sua composição o Rei Momo Silas de Oliveira (Amazonense), a princesa Janaína Cirillo da Silva (Real Mocidade Santista), o cidadão-samba Beto, o Magistral (Brasil) e a cidadã-samba Lídia Aparecida Oliveira (Sangue Jovem).

 
 
 

Comments


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Notícias Antigas
Tags
Jornal Argumento
bottom of page