Santos receberá congresso internacional de Medicina Esportiva
- Guilherme Carvalho
- 14 de dez. de 2015
- 3 min de leitura

Evento relacionado aos Jogos Olimpícos deve trazer até 4 mil turistas à Cidade
A terceira edição do Congresso Internacional de Ciência, Educação e Medicina Esportiva (International Convention on Science, Education and Medicine in Sport – ICSEMIS) será realizada em Santos entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro de 2016. O evento, que ocorrerá no intervalo entre os Jogos Olímpicos e os Paralímpicos do Rio de Janeiro, deverá trazer de três até quatro mil atletas, dirigentes, cientistas e estudantes de 70 países.
O lançamento oficial do congresso foi realizado na tarde de ontem (segunda, 14) no paço municipal, com representantes da Prefeitura e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), instituição organizadora. “O esporte está no DNA de Santos, com o Santos Futebol Clube e os diversos atletas olímpicos formados aqui. Nada mais apropriado que a Cidade sedie um evento desse porte, um dos principais que o País irá receber”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
O chefe do Executivo santista destacou que a Prefeitura dará todo o apoio necessário para o sucesso do encontro e lembrou que Santos também será passagem da tocha olímpica e abrigará delegações de natação e triatlo da Itália, em preparação para os Jogos.
“A parceria com a Prefeitura de Santos foi fundamental para que pudéssemos encarar e enfrentar este desafio”, destacou a reitora da Unifesp e presidente do Comitê Local do ICSEMIS, Soraya Smaili, sobre o trabalho conjunto realizado nos últimos dois anos para que Santos fosse escolhida como sede do congresso.
Na reta final, a Cidade competiu com a candidatura de Campinas, liderada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para a organização, a Unifesp conta com a contribuição da própria Unicamp e da Universidade de São Paulo (USP) na parte científica, além do apoio dos ministérios da Ciência e da Tecnologia e dos Esportes na captação de recursos.
O congresso ser・ realizado no Mendes Convention e suas atividades sociais no Sesc Santos (Aparecida) e em espaços públicos, a exemplo de caminhadas na praia. Entre os temas que serão abordados estão genética, neurociência, nutrição, reabilitação e tecnologia ligados ao esporte.
Em breve, o site do evento (www.icsemis2016.org) divulgará a programação, que contará com especialistas como Yannis Ptsiladis (defensor do esporte sem doping), Sara Piva (área da reabilitação) e Rory Cooper (atua em prol da qualidade de vida de pessoas com deficiências).
O ICSEMIS é uma realização conjunta do Conselho Internacional de Ciências do Esporte e Educação Física (ICSSPE), Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) e Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS). As duas primeiras edições foram realizadas antes das Olimpíadas de Pequim em 2008 (cidade de Guangzhou, China) e de Londres em 2012 (Glascow, Inglaterra).
Expectativa é de ocupação total da rede hoteleira
O setor hoteleiro da Cidade, com 4.350 leitos em hotéis e flats, deverá se beneficiar com a presença dos turistas de outras partes do País e do mundo que virão participar do congresso. “Acreditamos que todos os leitos estejam ocupados, não só de Santos, mas de toda a região. Com este cenário de crise, o evento irá ajudar o setor com certeza”, disse o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira, Salvador Gonçalves Lopes.
“O congresso é super importante para Santos tanto no ponto de vista de ocupação da rede hoteleira quanto na questão de exposição da Cidade para o mundo”, complementou o secretário municipal de Turismo, ressaltando o ganho para a atração de turistas internacionais também a médio e longo prazos.
コメント