PPDC possui vários níveis de operação
- Guilherme Carvalho
- 16 de dez. de 2015
- 1 min de leitura
Iniciado no dia 1º de dezembro - o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) 2015-2016 – que vai até 30 de abril,opera em três eixos de atuação. O primeiro é a previsão meteorológica, que indica quando terá início um período de chuvas fortes chuvas, chamado monitoramento. Em caso de chuva, começa a medição do índice pluviométrico, feito através do pluviômetro, que é um instrumento utilizado para coletar e medir o volume das chuvas.
A quantidade de água captada é mostrada em milímetros (onde 1 mm equivale a 1 litro/metro quadrado). Considerado um moderno instrumento para auxiliar no trabalho da Defesa Civil, 22 pluviômetros, sendo 10 semiautomáticos e 12 automáticos, já estão instalados em diversos pontos, metade ao redor dos morros. E por último, explica o geólogo da DC, Marcos Bandini, são realizadas as vistorias de campo. “Trabalhamos perto da população, sem o apoio dos moradores nada seria possível”.
Cerca de 100 pessoas participam da 27ª edição plano na Cidade, que envolve secretarias municipais; CET (Companhia de Engenharia de Tráfego); FSS (Fundo Social de Solidariedade) e Prodesan, além do apoio do Instituto Geológico, polícias Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Sabesp, CPFL e Telefônica.
Secretarias envolvidas
Segurança (Seseg); Serviços Públicos (Seserp); Assistência Social (Seas); Infraestrutura e Edificações (Siedi); Educação (Seduc); Meio Ambiente (Semam); Saúde (SMS); Gestão – SEGES; Comunicação e Resultados (Secor) e Fundo Social de Solidariedade (FSS).

Comments