Guarda Civil Municipal monta esquema especial para temporada de verão
- Guilherme Carvalho
- 18 de dez. de 2015
- 2 min de leitura

Equipes serão distribuídas de forma estratégica em pontos da Cidade
Para garantir a tranquilidade de moradores e turistas durante a temporada de Verão, a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e o comando da Guarda Civil Municipal (GCM) elaboraram um esquema de trabalho especial, que inclui a distribuição estratégica de equipes e montagem de escalas extras do efetivo.
O objetivo, de acordo com o secretário de Assuntos de Segurança, José Américo Franco Peixoto, é que a GCM reforce e dê apoio ao trabalho realizado pela Polícia Militar, que implantou nesta sexta-feira (18) a Operação Verão com a vinda de mais de 400 policiais militares para a Cidade. “Analisamos todos os recursos dos quais dispomos, considerando material humano e equipamentos, para montar uma estratégia que complemente o trabalho da PM. Para isso, foram inclusive suspensas as férias e licenças-prêmios de modo que seja possível montarmos escalas extras”.
O comandante da corporação, Marco Alves do Santos, explicou que serão utilizadas duas bases móveis, sendo uma delas na Praça Duque de Caxias, no Canto do Forte, e outra na Praça Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Caiçara. Uma base operacional (trailer) também deverá ser mantida no Bairro Guilhermina. A Avenida Marechal Mallet, no Canto do Forte, também receberá atenção especial, principalmente no período noturno atendendo à demanda existente em função dos bares e casas noturnas do local.
Já no bairro Ocian, considerado um dos bairros com maior concentração de pessoas, o comando optou por manter a unidade móvel de monitoramento. Um ônibus equipado com modernas câmeras e que estará conectado ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe). “Além disso, teremos os carros elétricos, os quadriciclos, viaturas e motos realizando patrulhamentos e atendendo ocorrências. Contamos também com o bom senso das pessoas para que evitem confusões como perturbação do sossego, aglomerações de pessoas que possam causar algum tipo de transtorno. Queremos que todos possam desfrutar de uma temporada tranquila e sem preocupações”, ressaltou o comandante.
Além disso, a Administração Municipal contratou, por meio de concurso público, 45 guarda-vidas temporários para atuarem nas praias da Cidade.
Outra importante ferramenta de apoio ao trabalho tanto da GCM quanto das polícias Militar e Civil é a Central de Videomonitoramento, que recentemente passou por uma revitalização de modo a atender com ainda mais agilidade e eficiência as ocorrências.
Comments