Operação Verão em Praia Grande tem início com reforço de mais de 400 policiais militares
- Guilherme Carvalho
- 18 de dez. de 2015
- 3 min de leitura

Efetivo extra ficará na Cidade até o final do Carnaval
A Operação Verão da Polícia Militar teve início nesta sexta-feira (18) com a vinda de 405 policiais militares que reforçarão a segurança de Praia Grande até o final do Carnaval, em 9 de fevereiro de 2016. No início da tarde, o efetivo extra da Cidade recebeu as boas vindas do comando do 45º Batalhão de Polícia Militar e também do prefeito Alberto Mourão em evento realizado na Colônia dos Metalúrgicos, no bairro Mirim.
As equipes começam a atuar já no plantão noturno desta sexta sexta-feira e por isso receberam informações a respeito da Cidade e também da forma como trabalharão nesse período. Os policiais são oriundos de cidades do interior de São Paulo e também da Grande São Paulo.
De acordo com o comandante do 45º BPM-I, o coronel João Alves Diniz Neto, o reforço desses policiais é fundamental nessa época do ano em que a Cidade chega a contar com cerca de 1 milhão de pessoas entre população fixa e flutuante. “O objetivo é aumentar a sensação de segurança das pessoas. Contamos com o apoio da Prefeitura para que essa seja a maior e melhor Operação Verão que a Cidade já teve”.
Por meio de parceria com a Prefeitura, os policiais militares ficam hospedados em colônias de férias localizadas na Avenida dos Sindicatos, no Bairro Mirim, onde também têm direito a café da manhã, almoço e jantar. “Praia Grande dá o suporte necessário para que possamos dar a resposta que a sociedade quer, colocando toda sua estrutura a nossa disposição, inclusive o apoio da Guarda Civil Municipal, que é de extrema importância. Por isso, pedimos o máximo do comprometimento e do profissionalismo de vocês”.
O comandante ainda destacou o trabalho da Central de Videomonitoramento da Cidade, que estará integrado ao sistema da Polícia Militar, oferecendo importante auxílio ao trabalho das equipes nas ruas. Ao todo, são mais de 1.500 câmeras vigiando vários pontos da Cidade, aumentando a agilidade no atendimento das ocorrências.
O prefeito Alberto Mourão lembrou do início da Operação Verão, em 1993, quando o reforço era fornecido de forma quase rústica. “Os policiais ficavam alojados em escolas municipais e tínhamos que correr para oferecer a melhor estrutura possível. Essa sempre foi uma preocupação: uma acomodação digna para quem sai de sua cidade para auxiliar na nossa segurança. Hoje, nosso sonho é poder estender a Operação Verão para os finais de semana, afinal Praia Grande é uma cidade atípica, com uma taxa de ocupação de imóveis de veraneio de 20% o ano todo”.
Por fim, o prefeito agradeceu a dedicação dos policiais militares e desejou que o trabalho seja produtivo e que alcance o objetivo desejado.
Também participaram da solenidade o secretário de Assuntos de Segurança Pública, José Américo Franco Peixoto; o coordenador operacional do 45º BPM-I, capitão Samuel Loureiro; o ouvidor da Guarda Civil Municipal, Antônio Carlos Biazotto Filho; o presidente da Câmara Municipal, Roberto Andrade e Silva, conhecido como Betinho da Educação; e o representante dos Conselhos Municipais de Segurança (Consegs), William Roemer.
Além dos 405 policiais militares, Praia Grande contará com mais 51 policiais rodoviários e também com uma carreta onde funciona um Centro de Operações Móvel da Polícia Militar, que ficará instalada na orla do Bairro Aviação. Além disso, a Prefeitura contratou 45 guarda-vidas temporários para auxiliar no trabalho nas praias da Cidade.
コメント