De cara nova, bonde Pelé volta a circular pelo Centro Histórico
- Guilherme Carvalho
- 23 de dez. de 2015
- 2 min de leitura

O bonde americano prefixo 224, apelidado pelos santistas de Pelé devido a adesivagem que recebeu alusiva ao rei do futebol, está com nova roupagem. O elétrico foi apresentado oficialmente quarta-feira (23), na Praça Mauá, e retornou à linha turística, após passar por processo externo de grafitagem, realizada pelo artista plástico santista Leandro Shesko.
O bonde permanece homenageando Pelé, porém com a arte que mistura tinta, spray e desenho a mão livre. Na parte da frente do veículo, uma coroa na cor dourada e em uma das laterais o artista grafitou a camisa 10. Na outra, as pernas do rei. “A ideia foi explorar o movimento do bonde andando e fazer as pernas do Pelé correndo atrás da bola. É um orgulho pintar um bonde, que é um patrimônio da Cidade, e com a minha arte unir o moderno do grafite e o clássico do bonde”, explicou Shesko.
APRESENTAÇÃO
Antes do retorno do veículo à linha, houve também apresentação de grupos de dança com performances de hip hop e batalha de MCs, representando a cultura de rua. Além da grafitagem, na manutenção do veículo, com capacidade para 23 pessoas, foi realizado também o polimento de peças, por equipe de profissionais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos).
“Este é o primeiro elétrico grafitado no País. Na Europa já existem trabalhos semelhantes e, mais uma vez, cumprimos com excelência o trabalho de devolver à população um bonde com referências da Cidade e que vai atrair muitos turistas”, conclui o presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Gonçalves.
FUNCIONAMENTO
Os bondes funcionam de terça a domingo, com saídas da Praça Mauá. Durante a temporada, o horário de funcionamento é das 10h às 17h. Os bilhetes podem ser adquiridos antecipadamente, no local de saída, no valor de R$ 6,50. Idosos e estudantes pagam meia.
SERVIÇO
Partidas da Praça Mauá, de terça a domingo, das 10h às 17h
Bilhetes a R$ 6,50 (idosos e estudantes pagam meia)
Comments