Membros do Conselho Tutelar são diplomados
- Guilherme Carvalho
- 11 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Cerimônia de diplomação e posse ocorreu na sexta-feira (8)
Na última sexta-feira (8), na Câmara Municipal, ocorreram a diplomação e posse dos membros do Conselho Tutelar de Praia Grande para a gestão 2016- 2020. As eleições ocorreram no dia 4 de outubro de 2015. Em Praia Grande concorreram 35 candidatos, sendo cinco eleitos titulares e cinco suplentes. Cerca de 13 mil pessoas foram às urnas na Cidade. Esta foi a primeira vez que o pleito foi realizado de forma unificada em todo o Brasil.
Prefeita em exercício, Maura Ligia Costa Russo, participou da cerimônia e discorreu sobre a importância do trabalho dos conselheiros, convidando todos a fazerem um reflexão sobre o papel da família na educação das crianças e jovens. “É preciso fazer uma discussão mais ampla sobre a situação e participação da família no processo educacional dos seus filhos e essa tem sido nossa grande preocupação. Muito se delega ao conselheiro, escolas e governo e poucas famílias entendem que é seu papel educar seus filhos. A escola tem o papel de ensinar e a família de educar. Temos feito uma luta grande com ações voltadas a toda a família, mas é preciso se fazer essa reflexão”.
Maura ainda destacou que o governo municipal não tem medido esforços para buscar medidas que possam contribuir para que as crianças e jovens tenham um futuro promissor. “Em 2013, quando o prefeito Mourão criou a Subsecretaria da Juventude, foi feito um mapeamento dos jovens de nossa Cidade, de quem são e seus anseios. Ficamos muito surpresos da total falta de perspectivas deles, são os famosos ‘nem-nem’ (nem trabalha, nem estuda). Através desta pesquisa fomos em busca de ações que pudessem provocar o estímulo para que eles realmente entendessem a importância do estudo e da qualificação. Implantamos o programa Juventude Legal que percorre escolas do ensino médio para transmitir essa mensagem”.
Reeleita, a Conselheira Tutelar Juciula Ferreira Cortês, conhecida como Ju Cortês, disse que é um trabalho árduo, em que o conselheiro tutelar tem que cumprir o que manda a lei. “Tem que ter amor, discernimento para trabalhar. Em Praia Grande temos um promotor atuante, uma rede municipal bem estruturada, é uma parceria produtiva em prol das crianças e adolescentes. Quando existe o problema com eles é porque houve uma quebra de vínculos familiares e trabalhamos além dos jovens, passamos a trabalhar também a família”.
Compuseram a mesa durante a solenidade o Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Praia Grande, Carlos Cabral Cabreira; o presidente da Câmara Roberto Andrade e Silva (Betinho da Educação); vereador Carlos Eduardo Barbosa (Cadu Barbosa); secretário chefe de Gabinete, Anderson Mendes; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Praia Grande, Bianca Marques Ferreira.
Eleitos - No total foram 39.151 votos, incluindo 122 nulos e 50 brancos. Dos 35 candidatos, cinco foram eleitos conselheiros e outros cinco suplentes.
Foram eleitos Renata Zabeu, (2.692); Daniel Tavares de Oliveira (2.221);Karla Caires Moutinho (1.782); Juciula Ferreira Cortês (1.761);Sueli Santana de Amorim (1.752). como suplentes ficaram José Neves de Assunção Junior (1.704); Leandro Monteiro Cruz (1.658); Alan de Queiroz Silva (1.542);Vitória de Oliveira (1.530); Claudio Pereira Mezetti (1.475).
O Conselho Tutelar de Praia Grande fica localizado na Rua Osvaldo de Oliveira, 226, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3473-4312.
Comments