Praia Grande realiza vistoria obrigatória de transportadores escolares
- Guilherme Carvalho
- 7 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Transportadores devem se apresentar na Setransp até dia 29 de janeiro
Profissionais de transporte escolar de Praia Grande devem estar atentos ao prazo para a realização da 1ª vistoria de caracterização obrigatória de 2016. A Secretaria de Transportes de Praia Grande (Setransp) está convocando até dia 29 de janeiro permissionários do serviço, seguindo critérios da Lei Complementar Municipal 1730/2014. A vistoria e a entrega dos documentos exigidos estão sendo realizadas na sede da Setransp, localizada no Terminal Rodoviário Tude Bastos (Avenida do Trabalhador, 2, Bairro Sítio do Campo), de segunda a sexta-feira, sempre das 8h30 às 17 horas.
Praia Grande conta atualmente com 48 condutores licenciados, totalizando uma frota de 55 veículos autorizados a realizarem o transporte escolar em unidades educacionais públicas e privadas. Os veículos regulares são identificados com pintura ou adesivos laterais e frontais, possuem um selo de aprovação colado no vidro dianteiro, informando a data de sua última vistoria e o condutor precisa portar a carteira de identificação, além do alvará da atividade. Alguns transportadores já se adequaram à nova legislação e estão com os veículos pintados ou envelopados com a cor amarela.
De acordo com a secretária de Transportes, Raquel Auxiliadora Chini, o objetivo é oferecer segurança, tranquilidade e qualidade no transporte dos estudantes que utilizam o serviço. “Esta vistoria acontece duas vezes ao ano, uma em janeiro e outra em julho, e verifica se os transportadores estão cumprindo as normas quanto à caracterização dos veículos. Queremos que pais e responsáveis se sintam seguros ao contratarem este tipo de serviço na Cidade”, afirmou.
Para a vistoria de caracterização, a Setransp exige a apresentação do Laudo de Inspeção Veicular emitido por empresa homologada pelo Denatran e creditada pelo Inmetro de acordo com NBR nº 14040 que constate a regularidade dos itens de segurança do veículo.
O veículo que, a partir do mês de fevereiro, for encontrado no exercício da atividade sem o selo de vistoria do 1º semestre de 2016 será imediatamente retirado de circulação.
A lista de condutores autorizados também pode ser consultada no site da prefeitura www.praiagrande.sp.gov.br através da seguinte sequência de links: “Estrutura de Governo”, “Secretarias”, “Transporte”, “Projetos/Programas” e “Cadastro Municipal de Condutores de Transporte Coletivo de Escolares”. Ou diretamente no link: http://www.praiagrande.sp.gov.br/arquivos/cadastro_transportadores_escolaresv2.jpg.
Transportadores, pais e responsáveis de estudantes podem enviar dúvidas ou denunciar veículos clandestinos diretamente pelo telefone da Setransp, o 3491-6064.
A atividade segue preceitos do plano de metas Avança PG, dentro do eixo Cidade Integrada, que define ações para diversas áreas para o triênio 2014-2016 e prevê a modernização de todo o sistema de transportes para ampliar seu controle.
Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. O lançamento oficial dos trabalhos aconteceu no mês de novembro de 2013 e o projeto atende o triênio 2014-2016. Para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.
Comentarios