top of page

USF Suarão promove palestra sobre depressão na terça

  • Foto do escritor: Guilherme Carvalho
    Guilherme Carvalho
  • 15 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

PALESTRA – Evento é aberto à população e faz parte da campanha “Setembro Amarelo”, de conscientização sobre a prevenção ao suicídio

Com o intuito de debater sobre os cuidados relacionados à depressão, a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) do Suarão realizará uma palestra sobre o tema. O evento acontecerá na terça-feira (19), a partir das 8 horas, no salão comunitário da Paróquia Nossa Senhora do Sion, localizado na Praça Nossa Senhora de Sion, 99, no Suarão. O evento é aberto à população e faz parte da campanha “Setembro Amarelo”, de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Para reforçar o sentido da campanha, é recomendado que os espectadores vistam uma camisa da cor correspondente.

A palestra será ministrada pela psicóloga da USF Suarão, Luciana Nakai, e abordará os sinais e tratamentos deste mal que vem se espalhando pelo mundo. O intuito é possibilitar maior conhecimento dos sintomas da depressão, os motivos e as consequências da doença para evitá-la ou, se for o caso, tratá-la, visando uma melhor qualidade de vida, seja no trabalho, seja no âmbito familiar.

“A depressão é uma das principais causas de suicídio. É um transtorno mental que aumenta a cada dia. É fundamental orientar as pessoas que também convivem com pessoas depressivas e como elas podem ajudar. A depressão não é tristeza, é uma doença e precisa ser tratada. Precisamos chamar a atenção da sociedade e falar cada vez mais sobre esse assunto, que já se tornou uma questão de saúde pública”, disse Luciana.

SOBRE A DEPRESSÃO – É um transtorno que tem diversas características, como baixa energia, sentimento de tristeza, irritabilidade, falta de interesse em atividades do cotidiano, ausência de prazer, dificuldades de concentração e sono, além de sentimentos relativos à morte, inutilidade e culpa. Uma série de fatores pode ocasioná-la, como desequilíbrio químico no cérebro, herança genética, características psicológicas e situações de alto estresse.

SETEMBRO AMARELO – É uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo. Acontece no mês de setembro desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. O dia 10 deste mês é considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.


 
 
 

Comentarios


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Notícias Antigas
Tags
Jornal Argumento
bottom of page