Semana de Ecoturismo e Turismo Sustentável acontece em Guarujá
- Guilherme Carvalho
- 29 de set. de 2017
- 2 min de leitura

O objetivo é conscientizar a população acerca da importância da preservação do meio ambiente
Na última terça-feira (26), a Prefeitura de Guarujá, através da Secretaria Municipal de Turismo, realizou a cerimônia de abertura da 1ª Semana de Ecoturismo e Turismo Sustentável de Guarujá, na Câmara Municipal. Instituída pela Lei nº 4.410/2017, a iniciativa visa conscientizar a população acerca da importância da preservação do meio ambiente e o papel dos moradores nesse processo, que é informar ao turista a maneira de manter a cidade sustentável.
A Unesco declarou 2017 como o ano do Turismo Sustentável. Em todo o mundo, essa vertente tem ganhado atenção do Poder Público, que tem implantado políticas visam atender a sustentabilidade. Seguindo a tendência mundial, a Setur realizará até sábado (30) ações em diversos pontos da Cidade. A ação conta com o apoio de parceiros, como o Parque do Conde, localizado na APA da Serra do Guararu, associações e entidades que já atuam nesse segmento em Guarujá.
Participaram da abertura, o secretário municipal de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, o vereador autor da lei, Carlos Eduardo Vargas, e o secretário-adjunto de Turismo, Luiz Augusto Corrêa. Na oportunidade, a diretora de promoção de políticas de sustentabilidade da Semam, Stephanie Ramos Novais França, abordou sobre a gestão da Praia do Tombo, a única praia urbana do país que tem certificação Bandeira Azul.
“Guarujá deu um passo a frente. Sustentabilidade é uma palavra que está na moda, mas o Município agora, com esse projeto do vereador Vargas, dá um pontapé inicial. O principal objetivo da Setur é conscientizar a população sobre o ecoturismo, a sustentabilidade da Cidade e, desta forma fazer com que eles nos ajudem a repassar a ideia aos turistas que nós recebemos”, disse o secretário-adjunto da Setur.
Sobre os esforços que a Semam têm realizado para manter pelo 8º ano consecutivo a certificação Bandeira Azul, Sidnei Aranha ressalta a mudança da metodologia como parte fundamental. “Embora a Praia do Tombo tenha sido certificada sete vezes na metodologia passada, hoje nós temos uma forma de atuação mais efetiva e permanente, engajando a sociedade nisso”, explicou.
De acordo com o secretário, o restabelecimento do grupo gestor com participação de todos os segmentos da sociedade civil é uma prova disso. “Com muita surpresa, recentemente, nós soubemos que nosso gesto de compartilhamento da gestão trouxe a reativação da Associação de Moradores do Tombo, então demonstra que a sociedade está bem participativa nisso”, concluiu.
Confira a programação:
27/09 Quarta -feira
Visita ao Parque do Conde
9 horas - Crianças do Projeto Caminhos da Mata.
14 horas - Alunos do Curso de Turismo da Escola Técnica de Guarujá -ETEC
28/09- Quinta- feira
14h30 - Palestra: Turismo Comunitário e Conservação Ambiental.
Local: Câmara Municipal de Guarujá - Av. Leomil,291
Palestrante: Prof. Dr. Dalvis Gruber
Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Mestrado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo.
Doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2002).
Pós Doutorado na COPPE UFRJ.
29/09 Sexta -feira
14h30 - Palestra: Ecoturismo Sustentável e Turismo de Base Comunitária
Local: Câmara Municipal de Guarujá - Av. Leomil,291
Palestrante: Prof. Maurício André Campina
Diretor de Turismo de Cubatão.
Bacharel em Turismo pela UNIMONTE.
Pós Graduação em Administração com ênfase em turismo pela UNIMONTE
Pós Graduação em Marketing Cultura pela USP - SP.
Mestre em Economia e Gestão em turismo pela FIPE.
30/09 - Sábado
9 h- Encerramento: Abraço simbólico na Praça dos Expedicionários.
Comments