top of page

Valongo Festival Internacional da Imagem terá início nesta quarta

  • Foto do escritor: Guilherme Carvalho
    Guilherme Carvalho
  • 5 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

Valongo Festival Internacional da Imagem terá início nesta quarta

Certamente um dos locais mais fotogênicos da Cidade, o Centro Histórico de Santos terá cinco dias bastante agitados, a partir desta quarta-feira (4).

No local que se tornou um ponto de atrações para santistas e turistas será realizado o Valongo Festival Internacional da Imagem 2017, que até domingo (8) vai reunir quase 80 atividades, entre exposições, debates, oficinas, visitas guiadas, performances e festa.

Sucesso de público no ano passado, quando reuniu mais de 4 mil pessoas, o festival terá como foco desta segunda edição a discussão em torno da imagem, em debates sobre linguagem, prática documental e artística para a construção da imagem de um País e o planejamento de seus novos rumos.

Dez diferentes locais do Centro Histórico, além do Armazém Cultural 11 e do Sesc Santos (Aparecida), vão abrigar as atividades, boa parte delas gratuitas. A série Excessocenus, o novo trabalho da espanhola Cristina de Middel com Bruno Morais, abre às 10h a programação da Casa da Frontaria Azulejada (R. do Comércio, 92). Amostra dos fotógrafos, que pode ser visitada até as 22h do domingo, faz referência aos excessos, nas mais diferentes formas, da vida contemporânea.

Nos mesmos dias e horários, o Arcos do Valongo (R. Comendador Neto, 3) será ocupado por Mercúrio e White Noise, duas séries do artista português António Júlio Duarte, com imagens ultra-brilhantes que enfocam o falso luxo, o desperdício e o rosto do poder. Em O Candidato, terceira série, o artista apresenta imagens de uma eleição política, aparentemente democrática.

Debate

A artista espanhola Cristina de Middel, Bruno Morais e o curador Horacio Fernández estão na primeira mesa da Arena, marcada para as 20h, no Teatro Guarany. A noite segue no Arcos do Valongo, com um bate-papo com o rapper Rincon Sapiência, às 22h, seguido de um pocket show. A partir de quinta-feira, haverá atividades simultâneas em todos os espaços do festival.

As mesas de debate sobre políticas públicas e cultura começam às 11h e o Espaço Coletivo de Publicações terá um ciclo completo de atividades entre as 10h e as 19h. Dentre elas, a Feira Plana, o Lab Print e Editora Madalena, exposições coletivas, projeções, lançamentos de fotolivros e leituras de portfólios.

Todas as noites, além das mesas no Teatro Guarany, o Arcos do Valongo vai abrigar festas, projeções de filmes e debates. O festival é uma realização do Estúdio Madalena, de São Paulo, com apoio da Setur (Secretaria de Turismo). A programação completa está disponível no www.valongo.com.

 
 
 

Comments


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Notícias Antigas
Tags
Jornal Argumento
bottom of page