top of page

Legado visionário de Armênio Mendes é destacado por autoridades municipais

  • Foto do escritor: Guilherme Carvalho
    Guilherme Carvalho
  • 14 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

Legado visionário de Armênio Mendes é destacado por autoridades municipais

O legado empreendedor e visionário do empresário Armênio Mendes foi destacado nesta noite de sexta-feira (13) por autoridades municipais, durante velório no Salão Nobre do Paço, restrito inicialmente a familiares. Neste sábado, às 19h, está prevista oração com padre Ricardo de Barros Marques, da Igreja São Paulo Apóstolo, e, às 20h, o corpo será levado ao Memorial Necrópole Ecumênica, onde ocorrerá o sepultamento às 21h.

Mais de 70 coroas de flores chegaram ao velório do empresário, que tinha 73 anos e há dois lutava contra um câncer. “Prestamos nossa solidariedade aos familiares nesse momento de tristeza. É uma grande perda para a Cidade, região e País. Armênio era um visionário, à frente do seu tempo. Ele contribuiu muito para o desenvolvimento de Santos com seus empreendimentos e projetos que ajudaram a transformar a vida de milhares de pessoas”, afirmou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que decretou luto oficial por três dias.

O gestor do Consulado Honorário de Portugal em Santos, José Augusto do Rosário, ressaltou a importância de Armênio na comunidade portuguesa da Baixada Santista. “Ele foi incansável, resgatou o Consulado em Santos de uma forma, que hoje o trabalho é referência no Mundo. De 2009 para cá, quando assumimos, tivemos condições de atribuir 14 mil novas nacionalidades portuguesas na região. Ele também dava apoio a comunidades e entidades portuguesas e de crianças carentes, tudo sem fazer alarde. É uma perda irreparável. Nesse momento tenho o sentimento de ter perdido não só um amigo, mas um irmão”, disse ele, lembrando que conheceu Armênio em 1973.

Presidente da Câmara Municipal, Adilson Júnior, também prestou condolências à família: “Ele deixa um verdadeiro legado e patrimônio pelo seu jeito inovador e proativo. Santos e região perdem não só um empreendedor, mas um ser humano muito preocupado com as questões sociais”.

Trajetória – Mendes enfrentava um câncer na região abdominal há cerca de dois anos e estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde faleceu por volta das 11h desta sexta-feira (13). Deixa a mulher, três filhos e netos.

Nasceu em 2 de agosto de 1944, no vilarejo português Chão de Couce (Conselho de Ancião), distrito de Leiria. Mudou-se para o Brasil em 1963 e, desde que veio para a Baixada Santista, dedicou-se a empreender na região. Sua história como grande empresário começou em 1965, quando se dedicou à construção civil, ofício que aprendeu com seu avô, aos 12 anos de idade. Como empresário, comandou uma legião de empregados diretos e indiretos.

O primeiro prédio do Grupo Mendes foi construído em Guarujá, mas foi em Santos que suas edificações influenciaram na melhoria e no desenvolvimento da Cidade. Foram construídos mais de cinco mil unidades e outros empreendimentos.

 
 
 

Opmerkingen


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Notícias Antigas
Tags
Jornal Argumento
bottom of page