Servidores readaptados passam por capacitação
- Guilherme Carvalho
- 26 de out. de 2017
- 2 min de leitura

Funcionários cursam aulas de informática para atuarem na área administrativa Funcionários públicos que passam pelo processo de readaptação estão ganhando novos conhecimentos. A partir desta semana cerca de 20 funcionários das Secretarias de Saúde e Educação estão sendo capacitados com aulas de informática para atuarem em funções administrativas. Para alguns destes funcionários, esta é uma forma de se sentir valorizado e útil, já que, apesar das limitações, podem exercer uma função nos equipamentos públicos.
Durante cinco semanas, dois dias serão dedicados a aprender informática. Professores e estagiários criaram um curso exclusivo à introdução aos serviços administrativos. Desta forma, os servidores poderão aprender o básico das operações com computador e acrescentar muito ao funcionamento de escolas, unidades de Saúde e outros serviços do Município.
Para a ex-servente Silvia Regina Evangelista, de 49 anos, o servidor afastado pode ficar até depressivo, por achar que é dispensável. “Para mim, a capacitação é uma esperança. Me vi numa situação difícil, pensei até em pedir exoneração, mas aí me abriram esta porta. A oportunidade que eu esperava para trabalhar. Ainda vou conseguir melhorar meu currículo, pois ganharei experiência com informática”.
A ex-trabalhadora Cristiane Aparecida Salim, de 50 anos, vê na capacitação uma forma de aproveitar conhecimentos para a vida. “Eu trabalhava na rua e agora estou na secretaria de uma escola. Não costumo usar o computador, por isso não tenho experiência em informática. Agora estou aprendendo muito aqui e posso ser uma ótima funcionária em uma nova função”.
De acordo com o secretário de Administração de Praia Grande, a readaptação é um processo utilizado sempre que necessário, porém de forma muito criteriosa, analisando caso a caso. “Por isso, para que sejam inseridos em uma nova atribuição é preciso treinamento e capacitação. É isso que o nosso setor de Treinamento e Capacitação tem feito. Primeiro o acolhimento, com o apoio de uma equipe especializada, depois o treinamento para quem quiser se capacitar”.
Comments