Novembro Azul promete agitar as unidades de saúde de Praia Grande
- Guilherme Carvalho
- 6 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

Meta é conscientizar homens sobre a prevenção ao câncer de próstata A Campanha Novembro Azul tem como meta principal conscientizar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. As Usafas e Multiclínicas da Cidade contarão com programação especial voltada a iniciativa ao longo de todo mês.
A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do Município confirmou que cada unidade será responsável pelo cronograma das atividades. Outro destaque diz respeito à decoração especial que esses equipamentos receberão. Profissionais do setor vestirão uma peça de roupa com a cor alusiva a campanha para sensibilizar os pacientes.
Palestras, trabalhos em grupo e caminhadas fazem parte das ações do Novembro Azul. Agentes comunitários de saúde e demais profissionais da Sesap, nos setores de Atenção Básica, Especialidades e Urgência e Emergência, utilizarão a informação como importante aliado para divulgar a importância da prevenção contra essa doença.
Exame – A recomendação é que homens entre os 40 e 45 anos procurem o médico urologista, especialista do sistema reprodutor masculino, para a realização do exame preventivo. A incidência de casos na família aumenta as chances de risco.
Já para os homens que não possuírem registro de antecedentes de câncer de próstata na família, podem optar em procurar o urologista e realizar o procedimento a partir dos 50 anos de idade.
Os principais sintomas da doença são: desconforto urinário, aumento da frequência urinária durante a noite, jato urinário mais fraco que o comum e sangramento urinário, quando em fase já avançada.
Histórico - O Novembro Azul foi criado na Austrália em 2003. O bigode é o símbolo da campanha. Em algumas cidades, instituições e prédios públicos são iluminados de azul, chamando atenção para o assunto.
コメント