Novembro Azul inicia com abordagens a pacientes das policlínicas
- Guilherme Carvalho
- 8 de nov. de 2017
- 1 min de leitura


Equipes das policlínicas já iniciaram os trabalhos em adesão à Campanha Novembro Azul. Todos os homens acima de 45 anos que passarem pelas unidades serão convidados a agendar horário com clínico geral para exame de PSA (feito a partir de uma coleta de sangue), com foco na detecção precoce do câncer de próstata.
O agendamento, se requerido em outros meses fora da campanha, teria o tempo de cerca de uma semana para a consulta. No Novembro Azul, as consultas são marcadas para o dia seguinte.
“Com o resultado do PSA, é possível verificar a necessidade de encaminhar o paciente para urologista. Por isso, é importante a adesão dos homens à campanha. A doença está aí, é melhor vencer as barreiras enquanto é possível tratar, do que esperar o corpo pedir socorro e ter que enfrentar tratamentos complexos”, orienta a técnica de enfermagem da policlínica do José Menino, Jeniffer Iglesias de Souza Garcia.
O aposentado Sérgio Roberto Lerário, 68 anos, estava na unidade para pegar medicamentos. Foi abordado para agendar consulta e informou que já faz o acompanhamento médico todos os anos. “Desde os 50 anos faço exames preventivos anualmente. Não tem saída, temos que fazer, porque os problemas da próstata são graves e incômodos. Há muito preconceito no assunto, temos que quebrar os tabus e prevenir enquanto temos saúde”.
Comentários